Com o fim dos campeonatos nacionais na Europa no domingo, a Liga dos Campeões já tem definida boa parte dos times que vão disputá-la na próxima temporada. A maior novidade é o retorno do Liverpool, pentacampeão da competição, que está de volta após quatro anos afastado. Por outro lado, duas equipes tradicionais estão fora: Manchester United e Milan, que, somados, têm 10 títulos do torneio.
Os Reds foram vice-campeões na Premier League, após liderarem boa parte da reta final, mas sucumbirem nas últimas rodadas para o Manchester City. Ainda assim, a campanha do time de Luis Suárez, Philippe Coutinho e Gerrard foi boa o suficiente para devolver a equipe à elite europeia. Além do Liverpool, outros times conhecidos que estão de volta à Champions são o Roma, da Itália, e o Sporting Lisboa, de Portugal.
Quem também retorna à competição é o Monaco. Agora financiado pelo bilionário russo Dmitry Rybolovlev, o time monegasco não conseguiu bater o Paris Saint-Germain no Campeonato Francês, mas foi vice-campeão e deve ser mais um time repleto de astros na Liga dos Campeões, capitaneados pelo atacante colombiano Falcao García. A expectativa é de mais reforços de peso para a equipe, segunda colocada na Champions em 2004.
UNITED E MILAN DESFALCAM CHAMPIONS
Mesmo com o retorno do Liverpool, a Liga dos Campeões não será a mesma com as ausências de Manchester United e Milan. A dupla, aliás, viveu um roteiro parecido durante a temporada: com resultados ruins desde o início dos campeonatos nacionais, as duas equipes se afastaram do pelotão da cima e fecharam suas campanhas sem conseguirem se classificar sequer para a Liga Europa.
De resto, a Champions será disputada pelo mesmo grupo que se habituou a jogá-la nos últimos anos. Finalistas da atual edição, Atlético de Madrid e Real Madrid estão confirmados na fase de grupos, bem como Barcelona, Bayern de Munique, Chelsea, Juventus, Borussia Dortmund, Manchester City e Paris Saint-Germain.O United não foi capaz de se remontar após a saída de Alex Ferguson. David Moyes pouco conseguiu fazer e acabou demitido em abril. No Milan, o cenário foi parecido: sem o apoio do presidente Silvio Berlusconi, Massimiliano Allegri deixou o cargo em janeiro, dando lugar a Seedorf, que não conseguiu melhorar substancialmente os resultados rossoneri.
NOVIDADES NOS PLAYOFFS
Esse grupo pode ser reforçado por outras equipes que são frequentadoras assíduas da Liga dos Campeões. Arsenal, Celtic, Bayer Leverkusen, Napoli e Zenit vão disputar os playoffs classificatórios e também podem se garantir na fase de grupos. Entre eles, as novidades são o Athletic Bilbao, da Espanha, de volta após 16 anos, e o Lille, da França.
Na outra chave dos playoffs, composta por campeões nacionais, times tradicionais vão brigar por uma vaga na fase de grupos: Steaua Bucarest (Romênia), Dínamo Zagreb (Croácia), Basel (Suíça) e Salzburg (Áustria) estão entre eles.
CLÁSSICO FRANCÊS NA LIGA EUROPA
Os times dos playoffs finais que não conseguirem ir à fase de grupos da Champions terão um prêmio de consolação: uma vaga na Liga Europa. A segunda competição mais importante do Velho Continente já tem confirmadas equipes como Inter de Milão, Everton, Tottenham e Villarreal. O atual campeão Sevilla também está garantido no torneio.
Uma das atrações será a presença de dois rivais franceses na competição. Saint-Étienne e Lyon terminaram, respectivamente no quarto e no quinto lugar na Ligue 1 e se classificaram para a Liga Europa. Os Verts disputarão o torneio pelo segundo ano seguido, tendo sido eliminados nos playoffs da última temporada.
Fonte: Globoesporte