Com este resultado, os Blues se sagraram campeão da Liga Europa 2012/13. Durante dez dias, os londrinos poderão dizer que são os atuais campeões da Liga Europa e da Liga dos Campeões da Europa.
Já os Encarnados ainda jogarão a final da Copa de Portugal contra o Vitória de Guimarães no dia 26 de maio, podendo ainda garantir um título nesta temporada.
O JOGO
O Benfica começou melhor a partida, envolvendo o Chelsea, mantendo a posse de bola e indo para o ataque.
Logo aos 2 minutos, em um ataque dos Encarnados, a bola é cruzada na área, Óscar Cardozo cabeceia e a bola passa com perigo por cima do gol de Cech.
Aos 11 minutos, Salvio recebe a bola dentro da área, domina e livre de marcação, chuta e Ashley Cole salva os Blues, em cima da linha.
No minuto seguinte,foi a vez de Gaitán receber a bola,na marca do pênalti, finalizar e por cima do gol dos ingleses.
Em torno dos 20 minutos, o Chelsea começou a equilibrar o jogo, tendo mais a posse de bola e passaram a incomodar o gol lusitano. Aos 26 minutos, Oscar chutou de fora da área e Arthur fez uma grande defesa.
Aos 33 minutos, Gaitán tentou mais uma finalização, na entrada da área, e quase acerta o ângulo da meta de Cech.
Aos 37 minutos, o lance mais perigoso até então, do jogo. Frank Lampard arrisca um petardo de fora da área, a bola pega uma curva e obriga Arthur a fazer uma ótima defesa.
Aos 42 minutos, em cruzamento na área, Óscar Cardozo cabeceia e manda a pelota com perigo por cima da meta londrina.
A segunda etapa começou com os portugueses pressionando os ingleses. Logo aos 5 minutos, Rodrigo recebe a bola, na marca do pênalti, chuta e Azpilicueta desvia a bola e evita o gol.
No minuto seguinte, em cruzamento na área, Óscar Cardozo cabeceia e faz 1 a 0. No entanto, a arbitragem anulou o tento, alegando que o paraguaio estava impedido.
Aos 13 minutos, em outro ataque lisboeta, Gaitán cruza na área, Sálvio cabeceia e Cech faz boa defesa. Na reposição da bola, o arqueiro lança a pelota para o ataque, ela sobra para Fernando Torres que dribla Luisão, finaliza e faz 1 a 0 Chelsea.
Aos 22 minutos, em um ataque do Benfica, Azpillicueta afasta a bola dentro da área e o árbitro assinala pênalti, alegando que o ala colocou a mão na bola. Na cobrança, Cardozo bateu e empatou a partida. 1 a 1.
Aos 36 minutos, em um ataque dos comandados de Jorge Jesus, a bola sobrou para Óscar Cardozo, na entrada da grande área, que finalizou de primeira e obrigou Cech a fazer uma excelente defesa.
Dois minutos depois, em um ataque do Chelsea, Ramires invade à área benfiquista, finta um defensor, chuta e Luisão trava a pelota, evitando outro gol dos atuais campeões da Champions League.
Aos 43 minutos, Lampard arriscou um petardo de fora da área e a bola explode na trave portuguesa.
Aos 47 minutos, Juan Mata faz cruzamento na área, Ivanovic cabeceia e faz 2 a 1 Chelsea. Gol este que garantiu o segundo título continental em um ano.
FICHA TÉCNICA
BENFICA 1X2 CHELSEA
Local: Amsterdam Arena, em Amsterdã, Holanda
Data: 15 de maio de 2013, quarta-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (HOL)
Assistentes: Sander van Roekel e Erwin Zeinstra, ambos da Holanda
Cartão Amarelo: Oscar (CHE), Garay, Luisão (BEN)
Gol: Fernando Torres aos 14 min, Óscar Cardozo aos 22 min, Ivanovic aos 47 min do 2T.
BENFICA: Artur; André Almeida, Luisao, Garay(Jardel), Melgarejo(John); Salvio, Perez, Matic, Gaitan; Rodrigo(Lima), Cardozo. Técnico: Jorge Jesus
CHELSEA: Cech, Azpilicueta, Ivanovic, Cahill e Cole; David Luiz e Lampard; Ramires, Mata e Oscar; Fernando Torres.
Técnico: Rafa Benítez