O Galatasaray tirou de vez a coroa do Fenerbahçe como maior campeão do Campeonato Turco. Neste domingo, goleou por 4 a 2 o Sivasspor, na Türk Telekom Arena, e garantiu o bicampeonato nacional, seu 19º título da competição, contra 18 do rival. Com 68 pontos, ficou a dez do time aurinegro, derrotado por 2 a 0 pelo Istanbul BB, a duas rodadas para o fim da disputa.
A conquista premia o alto investimento feito pelo Galatasaray para a temporada. O time turco gastou cerca de € 15 milhões (por volta de R$ 39 milhões) para ter o meia holandês Sneijder, contratado ao Internazionale, de Milão, e o atacante marfinense Drogba, tirado do Shanghai Shenhua, da China, para onde foi após a conquista da Liga dos Campeões da Europa pelo Chelsea. Ao lado do goleiro uruguaio Muslera, do volante brasileiro Felipe Melo e dos turcos Altintop e Yilmaz, os dois deram a força necessária para a equipe chegar ao sexto título nacional em nove temporadas sob o comando do técnico Fatih Terim.
Na Liga dos Campeões, o Galatasarau se classificou em segundo lugar no grupo do Manchester United. Nas oitavas, eliminou o Schalke, vencendo na Alemanha por 3 a 2 depois de um empate em casa por 1 a 1. Só parou nas quartas diante do Real Madrid - perdeu por 3 a 0 no Santiago Bernabéu e ganhou por 3 a 2 em casa.
Ínan pula para comemorar o primeiro gol do Galatasaray, seguido por Yilmaz (Foto: AFP)
Gols no início de cada tempo dão tranquilidade para a conquista
Em busca da vitória que garantia o título, o Galatasaray abriu o placar logo no início da partida. Aos cinco minutos, Ínan cobrou falta frontal com perfeição. Em vantagem, o time ainda quase ampliou aos 35, quando Drogba acertou a trave.
Na volta do intervalo, o Galatasaray teve a vida facilitada de novo com outro gol no início. Aos oito, Yilmaz recebeu pela direita, avançou e chutou cruzado, sem defesa para o goleiro. Com a situação confortável no placar, ainda ampliou a vantagem pouco depois, num golaço, aos 15. Ínan penetrou pelo meio, dominou na coxa, deu um balão no marcador, levou com a cabeça e mandou a bomba da entrada da área, no ângulo.
Com 3 a 0, o Galatasaray ainda se deu ao luxo de perder gols. Aos 18, Ylmaz recebeu por trás da zaga, driblou o goleiro e foi fominha. Mesmo com Drogba e Felipe Melo mais bem posicionados na área, tentou quase sem ângulo e acabou concluindo por cima.
Mas, aos 30, o centroavante não errou. Depois de Felipe Melo dar belo passe por cima da zaga, Amrabat encontrou Yilmaz livre na área. O artilheiro do Campeonato Turco só teve o trabalho de concluir na saída do goleiro, marcando pela 22ª vez na competição.
O Sivasspor ainda descontou a vantagem. Aos 35, Bekmezci acertou um belo chute de fora da área, sem chance de defesa para Muslera. Depois de Bulut conseguir ser expulso aos 44 e deixar o Galatasaray com um a menos, Ozkara fechou o placar. Nada que atrapalhasse a festa da torcida da casa pelo bicampeonato e a vaga na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões da Europa.
GE