A seleção de Honduras empatou com a Jamaica por 2 a 2 nesta terça-feira, pela última rodada das eliminatórias da Concacaf, e ficou com a terceira vaga direta das Américas do Norte e Central na Copa do Mundo de 2014 - Estados Unidos e Costa Rica já estavam classificados. Enquanto isso, o México perdeu para os costa-riquenhos por 2 a 1, mas conseguiu ir para a repescagem graças aos americanos, que venceram o Panamá por 3 a 2 com dois gols nos acréscimos. Os mexicanos enfrentam na disputa extra a Nova Zelândia, primeiro colocado do torneio qualificatório da Oceania, em mata-mata nos dias 15 e 19 de novembro, com o segundo jogo fora de casa.
Com os resultados, os Estados Unidos chegaram a 22 pontos. A Costa Rica ficou em segundo lugar, com 18, e Honduras terminou com 15. O México parou nos 11, enquanto o Panamá permaneceu com oito, à frente apenas da Jamaica, que somou quatro.
Carlos Costly comemora o primeiro gol de Honduras: passaporte carimbado para a Copa (Foto: Agência Reuters)
Foi uma rodada dramática. O destino de três seleções estava em jogo nas partidas que foram disputadas simultaneamente. Os hondurenhos estavam com a vida facilitada e enfrentaram os jamaicanos, que não lutavam por mais nada. Em casa, os Reggae Boys deram trabalho e conseguiram o empate. Costly e Figueroa marcaram para os hondurenhos. Juarez, contra, e Austin, de pênalti, empataram para os mandantes.
Os mexicanos não fizeram por merecer a classificação e, com uma atuação irreconhecível, tornaram-se presas fáceis para os costa-riquenhos, que entraram em campo para festejar a classificação antecipada. Chicharito Hernández ainda perdeu uma chance com o gol vazio no primeiro tempo. Ruiz e Saborio marcaram para a Costa Rica, e Peralta diminuiu. A Tricolor já parecia abalada pela eliminação quando os rivais dos Estados Unidos resolveram dar uma força.
O Panamá vencia os americanos por 2 a 1 até os 41 minutos do segundo tempo, e a torcida local fazia festa na arquibancada. Mas, nos acréscimos, os Estados Unidos conseguiram a virada e deram a vaga na repescagem para os mexicanos.
Disputa pelo alto entre Costa Rica e México: carrascos do Brasil vão para a repescagem (Foto: Agência Reuters)