Nem mesmo a chuva torrencial que despencou no estádio Palma Travassos espantou o bom público que acompanhou a vitória do Botafogo-SP diante do arquirrival Comercial, por 2 a 1, no clássico ribeirão-pretano, válido pela segunda rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Tanto comercialinos, quanto os botafoguenses que estiveram na Joia, puderam assistir a uma partida com boas oportunidades para as duas equipes. O Leão do Norte saiu na frente, com o volante Sydney, mas o Botafogo empatou, ainda no primeiro tempo, com Willian.
Com o resultado, as duas equipes, com três pontos cada, torcem por um tropeço do Vasco diante do Paysandu, e jogam por uma vitória na última rodada.Na segunda etapa, dois jogadores foram expulsos: Sydney, pelo Comercial, e Carlos Henrique, do Botafogo. Com dez, o jeito foi aproveitar um lance de bola parada. Aos 20 minutos, Hugo cruzou na área e Baratella desviou de cabeça, no canto direito do goleiro Humberto, virando o placar.
O próximo jogo do Botafogo na Copa São Paulo de Futebol Júnior será nesta sexta-feira, às 19h, no mesmo Palma Travassos, contra o Paysandu, enquanto que o Comercial encerra sua participação na primeira fase diante do Vasco, às 21h.
O Jogo
A forte chuva que ameaçou a prejudicar o primeiro clássico Come-Fogo do ano parece não ter intimidado os garotos do Comercial que foram ao ataque logo nos primeiros minutos de partida. Perigoso pela esquerda, com Kaíque, o Leão do Norte quase abriu o placar aos três minutos, após jogada individual. O jogador chutou cruzado da entrada da grande área e quase abriu o placar.
A partir dos 15 minutos, a partiu ficou mais equilibrada. E o Tricolor teve a chance de abrir o placar. Rápido contra-ataque do Pantera e a bola sobrou para o centroavante Caíque, sozinho dentro da área, balançar as redes. Lento, o camisa 9 foi travado pelo zagueiro do Leão.
E se o Botafogo não soube aproveitar, com o volante Sydney a história foi diferente. Após bela troca de passes, o camisa 7 do Bafo chutou de primeira, de fora da área, no ângulo do goleiro João Lucas, aos 18 minutos do primeiro tempo. Um golaço!
A partida seguia nervosa. Com o gramado molhado, as duas equipes abusavam dos carrinhos e cometiam muitas faltas. Quando o Botafogo trabalhou a bola no chão, veio o gol de empate. Lançamento para o lateral-esquerdo Willian, que invadiu a área e chutou cruzado, sem chances para o goleiro Humberto.
Melhor após o gol, o Botafogo perdeu uma chance clara, novamente com o atacante Caíque. Aos 33 minutos, ele recebeu dentro da pequena área, dominou e chutou rasteiro. Atento, o goleiro Humberto esticou a perna para fazer bela defesa.
Cinco minutos mais tarde, reclamação comercialina. Contra-ataque pela esquerda, e a bola foi lançada para Gabriel. O camisa 10 do Leão chegou a driblar o goleiro João Lucas, mas o auxiliar já havia marcado impedimento, para a bronca da torcida comercialina.
Na volta para o segundo tempo, baixa no Comercial logo no primeiro minuto de jogo. O volante Sydney, autor do gol do Leão, foi tentar chutar a bola mas acertou o meia Baratella, e acabou recebendo cartão vermelho.
Mesmo com um jogador, a menos o Comercial chegou a frente. Jogada pela direita com Guimenez, cruzamento para Gabriel, que chutou no canto, mas o zagueiro do Botafogo conseguiu afastar.
Aos 11 minutos, mais um lance que pode ir para o Inacreditável Futebol Clube. Jogada pela direita, Hugo chegou na linha de fundo e cruzou para Caíque. Sozinho, sem marcação, o camisa 9 do Pantera chutou no travessão, para desespero do técnico Alexandre Ferreira, que o tirou do time logo em seguida, colocando o meia Renílson.
Logo depois, em dois lances seguidos, o zagueiro Carlos Henrique fez duas faltas e acabou sendo expulso. Dois cartões amarelo e, na sequência, o vermelho.
Quando o Leão parecia esboçar uma reação, veio o segundo gol do Pantera. Cobrança de falta na área do Comercial e Baratella só desviou de cabeça, aos 20 minutos do segundo tempo.
Aos 43 minutos, mais um lance polêmico. Ataque do Comercial, a bola sobrou nos pés de Jean, que marcou o gol. Porém, o árbitro já havia assinalado falta, no início da jogada.
Na cobrança de falta, Gabriel chutou no ângulo. João Lucas desviou, a bola explodiu no travessão. Na sobra, mais um lance Inacreditável Futebol Clube. João Antônio, sozinho, sem goleiro, conseguiu chutar para fora, para a tristeza dos torcedores do Leão.
Comercial 1 x 2 Botafogo-SP
Data: 09/01/2013
estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto (SP)
Gol: Sydney, aos 18'/1T (Comercial); Willian, aos 27'/1T e Baratella, aos 20'/2T (Botafogo-SP);
Cartões amarelos: Mancini e Carlos Henrique (Comercial); Carlos Henrique e Isaac (Botafogo-SP);
Cartão vermelho: Sydney (Comercial); Carlos Henrique (Botafogo-SP)
Comercial: Humberto; Dourado (Guimenez), Mancini (João Antônio), Glauco e Willian; Sydney, Richard, Gabriel e C. Henrique; Kaique e Felipe Napolitano (Jean).
Técnico: Eduardo Janes
Botafogo-SP: João Lucas; Assis, Carlos, Jan e Willian; Alemão, André Baratella, Hugo (Cadu) e Henrique; Caíque (Renílson) e Michel (Otávio).
Técnico: Alexandre Ferreira
Fonte: Globo Esporte