O Internacional foi derrotado por 1 a 0 pela Portuguesa na tarde deste domingo, no Estádio do Vale, em jogo válido pela 23ª rodada do Brasileirão. O time colorado, que atuou com um jogador a menos durante todo o segundo tempo, segue na quinta posição, com 34 pontos, e agora terá mais dois jogos seguidos em Novo Hamburgo: na próxima quinta, recebe o Atlético-PR pelo confronto de ida das quartas de final da Copa do Brasil, e no domingo (29/9) o desafio diante do Cruzeiro, pelo campeonato nacional.
Recuperado de lesão, D’Alessandro, um dos destaques do time na temporada, voltou no meio-campo. Airton, Josimar e Alex completaram o setor. Caio foi a novidade no ataque ao lado de Leandro Damião, e Fabrício retomou a titularidade na lateral esquerda.
O duelo começou acirrado, com intensa disputa pela bola. A forte marcação aplicada por ambas as equipes dificultava as investidas ofensivas. Aos poucos, porém, os espaços começaram a aparecer para as conclusões.
Aos 11min, em boa tabela com toques de cabeça entre Damião e Caio, por pouco que a bola não sobrou para D’Alesandro finalizar da marca penal – o zagueiro da Lusa fez o corte providencial com um chutão. Aos 18min, Moisés Moura empurrou a bola com a mão para o fundo da rede, mas o gol foi prontamente anulado pela arbitragem e o zagueiro adversário recebeu o cartão amarelo.
As chances surgiam para os dois lados. Aos 22min, Juan desviou para trás uma cobrança de escanteio e Muriel fez boa defesa, no reflexo. Na sequência do lance, Moisés chutou por cima. Aos 28min, Caio fez boa jogada pela direita e disparou um chute cruzado que foi espalmado pelo goleiro do time do Canindé. Um minuto depois, Souza bateu falta de longa distância, rasteira, e Muriel fez defesa em dois tempos.
A Portuguesa chegou com força aos 34min, quando Bruno Henrique chutou de fora da área e a bola raspando a trave esquerda de Muriel. A resposta do Inter foi imediata, no minuto seguinte, em cabeceio de Juan após cobrança de escanteio que saiu perigosamente à direita do gol adversário. Aos 40min, Josimar chutou da intermediária, com efeito, e Gledson espalmou para escanteio. Logo depois, Juan quase abriu o placar: o zagueiro cabeceou novamente com qualidade e a zaga afastou praticamente de cima da linha. Aos 44min, Souza alçou para a área em cobrança de falta e exigiu boa defesa de Muriel.
O segundo tempo começou com uma dificuldade a mais para o Inter. Logo aos 3min, Índio cometeu falta, recebeu o cartão vermelho e foi expulso. O time passou a atuar na base da superação, com Alex fazendo às vezes de volante e Josimar desempenhando a função de zagueiro. Mais tarde, o zagueiro Alan entrou no lugar de Caio e Dunga liberou novamente Alex.
Aos 6min, Scocco, que havia entrado no lugar de Airton no intervalo, chutou de fora da área para a boa defesa de Gledson. Aos 17min, o atacante argnetino criou outra boa chance, em cobrança de falta que o goleiro defendeu parcialmente e a zaga afastou no susto. Na jogada seguinte, Juan cabeceou para a linha de fundo. Aos 20min, Alex arriscou de longe, mas a bola ganhou muita elevação. Três minutos depois, Bergson exigiu boa defesa de Muriel em arremate de fora da área.
O Inter esteve perto de marcar em dois lances seguidos: aos 27min, D’Alessandro chutou cruzado, de pé canhoto, e Gledson empurrou a bola para escanteio, e os 29min, Damião acionou Fabrício, que finalizou por cima. Mas a Portuguesa também ameaçava. Aos 33min, Diogo obrigou a Muriel a fazer grande defesa. Na sequência, Diogo, novamente, acertou a trave direita. Aos 38min, D’Alessandro fez boa jogada e tocou para Scocco, mas o atacante chutou pro cima do travessão, desperdiçando a melhor chance da etapa final.
Aos 39min, o duro golpe: Wanderson cabeceou e fez 1 a 0 para a Portuguesa. O Colorado ainda tentou o empate com Scocco, em cabeceio que foi defendido por Gledson, e com D’Alessandro, em chute que também parou nas mãos do goleiro.
“Jogamos mal. Ficamos com um a menos, o que deixou tudo ainda mais complicado. Temos que trabalhar para melhorar”, disse D’Alessandro.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 0 X 1 PORTUGUESA
INTERNACIONAL: Muriel; Gabriel, Índio, Juan e Fabrício; Aírton (Scocco, no intervalo), Josimar, D’Alessandro e Alex; Caio (Alan, aos 27min do 2º tempo) e Leandro Damião. Técnico: Dunga.
PORTUGUESA: Gledson; Luís Ricardo, Moisés Moura (Cañete), Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Bruno Henrique, Moisés e Souza (Wanderson); Diogo e Henrique (Bergson). Técnico: Guto Ferreira.
Gol: Wanderson (P), aos 39 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Airton, Índio, Juan, Caio, D’Alessandro (I); Moisés Moura, Henrique, Ferdinando, Luís Ricardo (P). Expulsão: Índio (I).
Público: 3.450 (3.012 pagantes). Renda: R$ 95.420,00.
Arbitragem: Marcos André Gomes da Penha (ES), auxiliado por Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Marco Antônio de Mello Moreira (GO).