O Galatasaray não conseguiu fazer o dever de casa nesta quarta-feira, no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Mesmo atuando em Istambul, o clube turco cedeu um empate por 1 a 1 ao Schalke 04. Agora, a equipe, que conta com o volante brasileiro Felipe Melo, precisará de um triunfo fora de casa ou de um empate por mais de dois gols para seguir adiante no torneio continental.
O Galatasaray, que recentemente contratou os badalados Wesley Sneijder e Didier Drogba, viu outro nome se destacar no início da partida desta quarta-feira: Burak Ylmaz, que abriu o marcador aos 12min com um golaço: ele recebeu passe na entrada da área, aplicou de primeira um chapéu em um adversário, limpou de chutou firme, no alto. Foi o sétimo gol dele na atual edição da Liga dos Campeões - ele lidera a lista de artilheiros do torneio, ao lado do português Cristiano Ronaldo.
Os turcos, porém, não conseguiram administrar o resultado positivo e permitiram que o Schalke arrancasse o empate ainda no primeiro tempo: o peruano Farfán puxou contragolpe pela direita e rolou para Jones, na entrada da área, decretar o 1 a 1 ainda aos 42min. O Galatasaray ainda exerceu certa pressão na etapa final, mas não conseguiu recuperar a vantagem no placar.
Os dois times voltarão a se enfrentar somente em 12 de março, em jogo marcado para a Veltins-Arena, em Gelsenkirchen, na Alemanha. Como gols marcados fora de casa valem como critério de desempate, o Schalke se classifica caso segure um empate por 0 a 0, enquanto o Galatasaray precisa vencer por qualquer placar ou conquistar uma igualdade por, pelo menos, dois gols.
Uma das partidas mais esperadas das oitavas de final da Liga dos Campeões terminou com vitória do time da casa. Nesta quarta-feira, no San Siro, o Milan segurou o forte Barcelona na sua aplicada marcação e venceu por 2 a 0, com gols marcados por Kevin-Prince Boateng e Sulley Muntari. Com o resultado, a equipe milanesa pode até perder por um gol de diferença na Espanha que conseguirá a classificação às quartas.A partida de volta ocorre no dia 12 de março, no Camp Nou.
Nesta quarta, o Milan teve atuação impecável em sua defesa, dando pouquíssimos espaços para o Barcelona trabalhar. O astro Lionel Messi pouco produziu e viu sua equipe ser vazada no segundo tempo. Os gols da dupla ganesa foram marcados por meio de oportunismo do time italiano.
O Milan teve dois desfalques relevantes para a partida: Robinho está lesionado, enquanto Mario Balotelli não pode jogar a Liga dos Campeões por já ter atuado no torneio com o Manchester City. Desta forma, Stephan El Shaarawy e Gianpaolo Pazzini formaram o ataque com a chegada rara de -Boateng.
O primeiro tempo viu um jogo bastante truncado e estratégico. Decidido a tentar resolver o jogo em um contra-ataque, o Milan se postou na defesa e trancou a troca de passes do Barcelona. Mesmo assim, a equipe catalã não mudou de estratégia, e virou refém da marcação italiana. O time catalão teve na etapa inicial 67% da posse de bola, segundo a Uefa, mas com somente duas finalizações.
Veio o segundo tempo, e o Milan precisou de 11 minutos para abrir o placar. Montolivo cobrou falta fora da área e a bola explodiu em Zapata. Enquanto os jogadores do Barcelona pediram que fosse marcada a mão do zagueiro colombiano, Boateng tomou a sobra e bateu forte, vencendo Valdés.
Além da vantagem, a etapa complementar viu um jogo diferente, em que os dois times faziam um jogo mais equilibrado, mas não menos truncado. O Barcelona seguia incapaz de superar a firme marcação milanesa e pouco chutava a gol. A punição por esta postura veio aos 36min.
Em contra-ataque, Niang tocou para El Shaarawy que, dentro da área, deu passe por cobertura para Muntari. O ganês viu Valdés correr em sua direção e finalizou de primeira para ampliar no marcador. O Barcelona seguiu atacando nos minutos finais, tentando minimizar o prejuízo, mas não conseguiu passar pela defesa do Milan.
Teliana Pereira definitivamente parece ter decido que mudará de patamar como tenista em território colombiano, afinal, depois de ir bem no torneio de Cáli, na semana passada, a brasileira bateu nesta quarta-feira a francesa Alize Cornet, segunda cabeça de chave do torneio de Bogotá, avançando às quartas de final.
Vinda do qualifying, a número 156 do mundo venceu por 2 sets a 1, com parciais de 7-5, 6-7(2) e 6-2, em batalha de três horas e dois minutos, contra a tenista número 36 do ranking mundial.
A pernambucana de Águas Belas, já havia feito história nesta semana, ao ser a primeira brasileira a vencer um jogo no circuito profissional da WTA, em oito anos. Ontem ela quebrou o jejum do país com a vitória sobre austríaca Yvonne Meusburger, na primeira rodada.
A última a vencer no circuito havia sido Maria Fernanda Alves, em 2005, também em Bogotá.
Com a vitória desta quarta-feira, Teliana vai disputar as quartas de final do torneio, contra Mandy Minella, número 90 do mundo. Hoje, a luxemburguesa bateu a húngara Timea Babos, oitava cabeça de chave do torneio, por 2 sets a 0, com parciais de 6-1 e 6-4.
Na semana passada, a brasileira já havia se destacado no torneio de Cáli, quando discretamente avançou às quartas de final. A eliminação diante da espanhola Lara Arruabarrena-Vecino, não apagou a boa campanha de Teliana, que com o resultado, subiu 11 posições no ranking mundial, divulgado na última segunda-feira, atingindo a melhor posição de sua carreira.
O San Antonio Spurs conseguiu mais uma vitória nesta terça-feira, desta vez fora de casa contra o Sacramento Kings, e segue com a melhor campanha entre todas as 30 equipes da NBA. O pivô brasileiro Tiago Splitter não foi tão bem nesta noite e contribuiu com apenas quatro pontos e quatro rebotes.
O placar de 108 a 102 deixou o líder da Conferência Oeste com 43 triunfos em 55 jogos. Já os Kings, que venceram apenas 19 partidas, figuram na 14ª posição.
Depois de abrir nove pontos de diferença no primeiro quarto, a equipe visitante teve trabalho para controlar o ímpeto dos Kings no restante do jogo, mas acabou por conseguir administrar o placar.
Os melhores jogadores dos Spurs foram o armador francês Tony Parker, com 30 pontos e 11 assistências, e o ala-armador Danny Green, que fez 21 pontos. Pelos Kings, destaque para os armadores Isaiah Thomas (22 pontos) e Tyreke Evans (20).
A equipe do Texas volta à quadra nesta próxima quinta-feira, quando terá um difícil compromisso, fora de casa, contra o Los Angeles Clippers.
Nesta terça-feira, o terceiro favorito ao título do ATP de Memphis, John Isner, sequer conseguiu passar da estreia na competição. O americano, atual número 16 do mundo, não foi capaz de superar o uzbeque Denis Istomin, 63º na ATP, e perdeu por 2 sets a 0, em partida que terminou com parciais de 6/4 e 6/3.
Agora, Istomin aguarda a definição do embate entre o australiano Lleyton Hewitt e o taiwanês Yen-Hsun Lu para saber quem será seu adversário nas oitavas de final do torneio disputado nos Estados Unidos.
Mas se Isner não foi capaz de fazer a alegria da torcida local, outros três americanos não decepcionaram e se classificaram nesta terça-feira. Sam Querrey, campeão em 2010 e cabeça de chave número 4, não deu chances para o colombiano Alejandro Falla e derrotou o tenista sul-americano com um duplo 6/3. Agora, o número 21 do mundo espera o jogo entre o japonês Go Soeda e o australiano Marinko Matosevic para conhecer seu próximo oponente.
O também americano Michael Russell, 86º na ATP, foi o responsável pela queda do russo Alex Bogomolov Jr., aplicando 6/2 e 6/4, e pega o polonês Lukasz Kubot, que despachou o também local Ryan Harrison na segunda-feira.
James Blake foi o terceiro tenista dos Estados Unidos a alegrar os torcedores, ao bater o alemão Florian Mayer em três sets: 4/6, 6/3 e 6/2. Blake pega agora o canadense Milos Raonic ou o americano Jack Sock.
E teve dois três tenistas que também passaram de fase. O espanhol Feliciano López derrotou Benjamin Becker, com 4/6, 6/3 e 6/4, e o holandês Igor Sjsling mandou de volta para casa o austríaco Jurgen Melzer, aplicando 6/4 e 7/6 (7-3). Sijsling enfrenta agora o croata Marin Cilic, principal favorito ao título, enquanto que López espera o confronto entre o alemão Tommy Haas e o russo Evgeny Donskoy.
Na penúltima rodada da Superliga feminina 2012/13, o São Bernardo Vôlei finalmente conseguiu vencer a primeira na competição. Em duelo disputado diante de sua torcida, no ginásio Baetão, em São Bernardo do Campo (SP), as donas da casa não deram chance para o vice-lanterna São Cristóvão Saúde/São Caetano e ganharam por 3 sets a 0, com parciais de 25/14, 26/24 e 25/22.
Com o resultado, o ainda lanterna São Bernardo sobe para quatro pontos conquistados, obtidos em uma campanha de uma vitória e 16 derrotas. Já o São Caetano tem sete pontos, com duas vitórias e 15 derrotas. As melhoras atletas em quadra foram a levantadora Kátia, medalhista olímpica, que ficou com o troféu VivaVôlei, destinado à melhor jogadora do jogo, e a ponteiro Thais, que fechou com 16 pontos e encerrou como a maior pontuadora do duelo. Encerrando suas participações na Superliga feminina, na próxima sexta-feira, São Bernardo e São Caetano enfrentam o Pinheiros e o Sesi, respectivamente. Ambos os lanternas disputam suas partidas fora de casa, às 21h (de Brasília).
Confira todos os resultados da oitava rodada do returno da Superliga feminina
Sesi-SP 2 x 3 Unilever (parciais de 21/25, 24/26, 25/22, 26/24 e 18/20) Pinheiros 2 x 3 Rio do Sul (parciais de 25/18, 23/25, 17/25, 25/21 e 8/15) Banana Boat/Praia Clube 1 x 3 Vôlei Amil (parciais de 25/27, 24/26, 25/21 e 18/25) Usiminas/Minas 0 x 3 Sollys/Nestlé (parciais de 20/25, 19/25 e 19/25) São Bernardo Vôlei 3 x 0 São Cristovão Saúde/São Caetano (parciais de 25/14, 26/24 e 25/21)
Jogando fora de casa, em Belo Horizonte nesta terça-feira, o Sollys/Nestlé manteve vivas as chances de terminar a fase de classificação da Superliga feminina na primeira colocação ao derrotar o Usiminas/Minas pelo placar de 3 sets a 0, fechando o jogo realizado na Arena Vivo com parciais de 25/20, 25/19 e 25/19. Classificação da Superliga feminina de vôlei Com o resultado positivo, o time de Osasco chega aos 42 pontos conquistados (14 vitórias e três derrotas) e diminui a desvantagem em relação ao líder Unilever para apenas dois. Assim, a definição de quem vai fechar na ponta será realizada em confronto direto entre as duas equipes, que será disputado na sexta-feira, 22 de fevereiro, às 21h (de Brasília), no Ginásio José Liberatti, casa do Sollys/Nestlé. Já o Usiminas/Minas, que já está com a classificação para as quartas de final garantida, segue na sétima posição, com 19 pontos (seis vitórias e 11 derrotas). O time mineiro fecha a primeira fase da Superliga o Vôlei Amil, fora de casa, também na noite de sexta. A maior pontuadora do confronto desta noite foi a central Thaísa, que fechou o confronto com 17 pontos. Apesar disso, a jogadora que ganhou o troféu VivaVôlei, destinado à melhor em quadra, foi a levantadora Fabíola, também da equipe paulista. "Estou muito feliz. Eu dependo de todas as jogadoras pro meu trabalho ser perfeito. Nossa equipe é muito forte, com jogadoras de ataque muito boas e com o passe na mão fica difícil nos vencer. Estamos fazendo um bom trabalho, mas ainda estamos crescendo", destacou Fabíola. Thaísa já está com a cabeça no jogo contra o arquirrival Unilever. "Vai ser o último jogo da rodada, uma partida muito complicada e vamos tentar nos superar. No primeiro turno não fomos bem contra elas. Agora, temos que correr atrás e buscar um resultado melhor. Nossa comissão técnica é muito competente e vai estudar bastante o time delas. Nosso poder ofensivo é muito bom, então temos que melhorar o defensivo", analisou.
O Guarany de Sobral venceu o Tiradentes, nesta terça-feira (19), no Presidente Vargas, por 2 a 0, em partida válida pela 15ª rodada do Cearense. Com a vitória, o Guarasol soma 16 pontos e chega em quinto, na tabela. Já o Tiradentes segue com 13 pontos, na sétima colocação.
Na primeira etapa, os times até tentaram, mas não conseguiram furar o bloqueio adversário e abrir o placar, no Presidente Vargas.
Na etapa complementar, no entanto, logo no início, aos dois minutos, Édson Pacujá cruzou e o goleiro Fábio Lima defendeu, mas no rebote, Fábio Saci finalizou e abriu o placar para o time visitante.
O jogo seguiu sem grandes oportunidades para as equipes e com um baixo nível técnico demonstrado em campo. O Tiradentes ainda tenou esboçar uma reação, no final do jogo, mas sem sucesso. Quem marcou foi o Guarany, com Júnior Cearense, nos acréscimos. O Guarasol respira e o Tiradentes segue se aproximando da zona de rebaixamento.
Na próxima rodada, o Guarasol visita o Maracanã, enquanto o Tiradentes recebe o líder Ferroviário, no Presidente Vargas. Os dois jogos serão no domnigo (24), às 16h.
Em um jogo emocionante, o Nacional do Uruguai venceu o mexicano Toluca por 3 a 2, fora de casa, na madrugada desta quarta-feira, e lidera provisoriamente o Grupo 1 da Libertadores. A partida ficou marcada pelo começo do segundo tempo, quando quatro gols foram assinalados em um período de apenas oito minutos.
Apesar do grande domínio na etapa inicial, a equipe da casa conseguiu abrir o placar apenas aos 31min, com Tejada. A vantagem levada para o intervalo, porém, foi rapidamente perdida: aos 3min da segunda etapa, Sanchez empatou. Aos 6min, Benitez voltou a colocar o Toluca na frente do marcador, mas o mesmo Sanchez igualou novamente aos 9min.
A virada uruguaia veio aos 11min, em jogada de Alonso. Com a vitória, o Nacional chega a quatro pontos e assume a liderança da chave, mas ainda pode ser igualado pelo Barcelona-EQU, que enfrentará o lanterna Boca Juniors, em Guayaquil, no próximo dia 27. Com três pontos, o Toluca é o vice-líder.
No próximo dia 7 de março, o Toluca volta a jogar como mandante, contra o Barcelona. Em Buenos Aires, o Nacional enfrenta o Boca.
O Fortaleza está livre de qualquer punição sobre o episódio que ocorreu no estádio Presidente Vargas, durante decisão de quartas de final contra o Oeste, no qual diversos objetos foram jogados em campo, após a eliminação do clube na Série C. A absolvição foi dada no início da noite desta terça-feira na sede do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no Rio de Janeiro.
O Tricolor havia sido denunciado com base no artigo 213, inciso III, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo”. A pena prevista por infração a esse artigo era de multa entre R$ 100 e R$ 100 mil. Além disso, a denúncia pedia que o clube cearense fosse punido com base no parágrafo primeiro do artigo 213, diante da gravidade dos fatos. Assim, o Fortaleza ainda poderia perder até dez mandos de campo.
Durante o julgamento, no entanto, o clube se defendeu dizendo que 'tomou todas as providências capazes para prevenção dos fatos e, além disso, reprimiu os torcedores infratores'. Por maioria de votos, o Fortaleza acabou sendo absolvido.
Entenda o caso
Fortaleza e Oeste se enfrentaram no dia 11 de novembro do ano passado, em partida válida pela fase quarta de final da Série C. O time que avançasse estaria automaticamente garantido na Série B de 2013. O Leão havia empatado o primeiro jogo em 1 a 1 e precisava apenas de um empate sem gols para conquistar o acesso.
No entanto, o jogo se desenhou diferente do que o Tricolor esperava. Em um Presidente Vargas completamente lotado, com pouco mais de 20 mil pessoas, o Oeste surpreendeu e venceu por 3 a 1. Ao final da partida, objetos foram arremessados em campo por torcedores, segundo costa na súmula do árbitro Edvaldo Elias da Silva, como “garrafas de água mineral, chinelos, assentos de cadeira, caindo em local próximo à área de meta defendida pela equipe da casa”.
Jogando dentro de casa contra um adversário enfraquecido por casos de intoxicação alimentar, o Peñarol conquistou nesta terça-feira sua segunda vitória na Copa Libertadores 2013. O time uruguaio fez 1 a 0 no Emelec e agora é confirmado o líder isolado do Grupo 4 da competição continental.
A vitória foi conquistada com gol de Oliveira, aos 22min do segundo tempo. O jogador aproveitou bola cruzada da direita para, entre a zaga, desviar de pé esquerdo e empurrar para as redes. A partida foi equilibrada, embora o Peñarol tenha sofrido com a pressão rival no final da partida. Ainda no primeiro tempo, o Emelec chegou a acertar a trave, aos 34min, em chute de Caicedo.
O confronto, na opinião dos equatorianos, já havia começado antes mesmo de a bola rolar, no entanto. Nesta terça-feira, a diretoria do Emelec divulgou nota lamentando a intoxicação alimentar de seis atletas ocorrida após jantar no hotel em que estavam hospedados em Montevidéu. “Recusamos que esses episódios sejam uma casualidade”, diz a mensagem.
Debilitado, o Emelec não conseguiu evitar a derrota fora de casa, em partida que valia a liderança do Grupo 4. O time agora soma três pontos e volta a campo pela Copa Libertadores na próxima terça-feira, contra Iquique, às 00h15 (de Brasília). No mesmo dia, o Peñarol recebe o Velez Sarsfield, às 19h30. O time uruguaio soma seis pontos ganhos.
A Copa Libertadores da América de 2013 conheceu nesta terça-feira o placar mais elástico da fase de grupos até aqui. Em jogo pela segunda rodada do Grupo G da competição, o Olimpia recebeu a Universidad de Chile no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, e venceu por 3 a 0, embolando a chave.
O time paraguaio somou seus três primeiros pontos em dois jogos, já que perdeu para o Newell’s Old Boys na primeira rodada por 3 a 1. O time chileno, por sua vez, havia estreado com vitória em casa por 2 a 0 sobre o Deportivo Lara. Na quinta-feira, Deportivo Lara e Newell’s Old Boys completam a rodada em confronto na Venezuela.
Em ritmo acelerado, o Olimpia abriu o placar logo com 1min do primeiro tempo: o uruguaio Juan Manuel Salgueiro recebeu a bola na direita, conduziu o lance para a intermediária e chutou de longe, vencendo o goleiro Johnny Herrera. De quebra, após cobrança de escanteio pela esquerda aos 9min, o ex-corintiano levou a pior em uma dividida pelo alto, e a bola sobrou para Richard Ortíz cabecear com o gol aberto.
Melhor em campo, o time de Assunção só conseguiu ampliar o marcador aos 3min do segundo tempo, graças a Salustiano Candía, em forte chute pela direita após bola que a zaga azul falhou na tentativa de afastar. Pior: o time chileno ainda perdeu Paulo Magalhaes, expulso aos 25min da etapa final, e não conseguiu diminuir o prejuízo.
Os dois times voltam a entrar em campo pela Libertadores agora no dia 5 de março, pela terceira rodada do grupo. Enquanto o Olimpia joga novamente em casa, agora contra o Deportivo Lara, a Universidade de Chile vai à Argentina para medir forças com o Newell’s.