O comitê organizador da Copa do Mundo divulgou nesta terça-feira a primeira lista dos locais que servirão como CT para as seleções da Copa. A lista tem 54 locais, mas será completada até o final do ano que vem.
Do total, 30 são da região Sudeste e 14 do Sul, 4 do Norte, 3 do Nordeste e 3 do Centro-Oeste (todos em Goiânia). O estado de São Paulo tem 21 locais aprovados, sendo apenas um na capital. O estado do Rio de Janeiro teve apenas três locais aprovados e nenhum no Rio.
Apenas três grandes clubes brasileiros já tiveram seus CTs aprovados para receber as Seleções estrangeiras antes e durante a Copa do Mundo ded 2014. Santos, com o CT Rei Pelé, Palmeiras, com a Academia, e o Cruzeiro, com seu CT mais antigo, a Toca 1. Além desses, foram escolhidos 30 estádios, sendo o mais famosos a Vila Belmiro e o Serra Dourada.
Ao longo de quase dois anos, o COL inspecionou 278 locais que se candidataram. Entre as regras que eles precisavam atender estavam a proximidade de um hotel aprovado pela Fifa e que ambos assinassem contrato com a Match, empresa que cuida de hospedagens para a Fifa. Outras restriçes era a distância de um aeroporto.
O diretor do COL, Ricardo Trade, afirmou que está mais difícil fechar com hoteis do que com os campos, en razão das várias exigências da Fifa, como um padrão mínimo, pelo menos 50 quartos disponíveis e andares inteiros reservados para a seleção.
O COL não quis informar se os CTs de Corinthians e São Paulo estão reservados para servirem como Campos Oficiais de Treinamento. No início do ano, o presidente do Cruzeiro, Gilvan Tavares recuou-se a ceder um campo para esse fim, afirmando que a Fifa não paga nada por isso, nem mesmo pelas reformas que possa exigir que sejam feitas. Das cidades-sedes da Copa, apenas três, Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo, tiveram campos aprovados na prima lista.
Segundo as regras da Fifa, o país-sede precisa disponibilizar pelo menos 64 locais para CTs. O COL estima que haverá de 75 a 80 aprovados. A partir do dia 1° de setembro, os paises já podem indicar suas preferências. Mas as contratações só serão feitas após os sorteio dos grupos da Copa de 2014, no final de 2013.
Fonte-Lancenet
Juliano.Gouveia
Nenhum comentário:
Postar um comentário