- Reprodução do quadro de medalhas da Olimpíada, com o Brasil em primeiro lugar
Quando Sarah Menezes deixou o dojô do Complexo ExCel, em Londres, chorando e abraçou a técnica Rosicléia Campos, conquistou não apenas uma medalha de ouro. Sua conquista foi inédita em muitos aspectos. Primeira campeã olímpica da história do judô, o ouro é o primeiro do Brasil nos Jogos de Londres. O feito é único para o esporte nacional: pela primeira vez, um atleta verde-amarelo subiu ao lugar mais alto do pódio logo no primeiro dia de competições.
Com isso, o Brasil apareceu, logo após a vitória da piauiense sobre a romena Alina Dumitru, em primeiro lugar no quadro de medalhas, empatado com a China com um ouro e um bronze. A outra conquista brasileira foi de Felipe Kitadai, também no judô, após vencer o italiano Elio Verde.
Antes da conquista de Sarah, o melhor desempenho nacional no primeiro dia olímpico tinha sido de Gustavo Borges nos Jogos de Atlanta, em 1996. Em 20 de julho, um dia depois da cerimônia de abertura nos EUA, ele ficou com a medalha de prata nos 200 m livre, atrás apenas do neozelandês Danyon Loader.
Fonte: Uol
Erly Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário