Coritiba e Paraná Clube se enfrentam no domingo, às 16h (de Brasília), com dois objetivos bem claros: vencer para continuar na briga pelo returno. No Verdão, o otimismo é a palavra que resume o momento do time na segunda fase, que venceu as duas últimas partidas com um bom desempenho. No Tricolor, o cenário é bem mais complicado: após três jogos sem vencer, a equipe tenta os pontos - e uma vitória em clássico - para mudar o panorama de pessimismo na Vila Capanema.
O palco do duelo será o Estádio Couto Pereira, que se torna uma vantagem a mais para o Coritiba, que não perde no Alto da Glória desde 2009 pelo Estadual. No returno, o Alviverde é o quarto colocado, com oito pontos. Na classificação geral, soma 35 e está empatado com o Londrina, mas perde no número de vitórias.
A situação do Paraná é mais desesperadora. A única motivação da equipe no Campeonato Paranaense é a conquista do returno para garantir uma vaga na final. Mas, após perder para o Tubarão e acumular três jogos sem vencer, o Tricolor abriu sete pontos de distância para o líder. O clube da Vila Capanema é sétimo colocado da segunda fase, com apenas cinco pontos.
O clássico terá o comando do árbitro Rafael Traci, que conta com o auxílio de Ivan Carlos Bohn e Sidmar dos Santos Meurer. O canal Premiere transmite o jogo, através do par-per-view, enquanto o GLOBOESPORTE.COM acompanha os lances, com vídeos, pelo Tempo Real.
Coritiba: o técnico Marquinhos Santos ainda não bateu o martelo. Após o treino de sábado, ele escondeu a formação do time e só vai revelar momentos antes do jogo. A principal dúvida é sobre o volante Willian, que sentiu dores na coxa e vai ser reavaliado antes do jogo. No restante da equipe, a tendência é manter a mesma base. A provável escalação deve contar com Vanderlei; Leandro Almeida, Chico e Pereira; Gil, Willian (Júnior Urso), Robinho, Alex e Eltinho; Rafinha e Julio César.
Paraná: imprevisível, o técnico Toninho Cecílio vai divulgar a equipe momento antes da partida. Com três suspensos, não será surpresa se ele mudar vários jogadores no time principal. Os onze atletas titulares foram definidos no treinamento de sexta-feira, mas o treinador paranista não deu pistas. A provável escalação tricolor conta com Luís Carlos; Ângelo, Alex Alves, Alex Bruno e Gilton; Borges, Ricardo Conceição, Wellington e Lúcio Flávio; Carlinhos e Reinaldo.
Coritiba: o time não tem suspensos para a partida. O atacante Deivid permanece no departamento médico para tratar uma lesão na coxa direita. Victor Ferraz, Denis, Emerson, Keirrison e Everton Costa completam a equipe que está em recuperação.
Paraná: Luisinho, Zé Luis e Anderson estão suspensos.
Coritiba: após o confronto contra o JMalucelli, fica impossível não destacar o zagueiro Leandro Almeida. Após oito jogos seguidos no Coritiba, o defensor mostrou que veio para ser titular. Para coroar a boa fase dele, o atleta marcou dois gols na vitórias de 3 a 0 sobre o Jotinha. O outro destaque é o artilheiro Alex, com seis gols marcados no ano.
Paraná: o zagueiro Alex Alves é o prata da casa mais valorizado no elenco paranista, com boas atuações na defesa. O único defeito do atleta tricolor é seu temperamento explosivo, principalmente em clássicos, quando reclama muito e acaba tomando cartões desnecessários.
Marquinhos Santos, técnico do Coritiba: “Naquele momento foi o meu primeiro clássico no profissional. Foi um aprendizado enorme a nível de jogo. Naquele momento era importante não deixar o Paraná vencer para não abrir. Agora é um outro momento, uma outra circunstância, que nós podemos tirar proveito daquela situação para agora, em casa, procurar vencer o jogo e ir em busca da conquista do segundo turno também”.
Toninho Cecílio, técnico do Paraná: “O Coritiba joga em um sistema com três zagueiros e encaixou bem dentro da competição. O Marquinhos faz um belo trabalho com os alas, além de um jogador chave no sistema dele, que é o Robinho”.
* Coritiba e Paraná se encontram pela 95ª vez desde que o Tricolor foi fundado, em 1989. O Coritiba leva vantagem, com foram 35 vitórias, 28 empates e 31 derrotas.
* A primeira vez que o clássico aconteceu foi em 1990, no Campeonato Paranaense daquele ano. O Verdão comemorou o triunfo por 4 a 2.
* O placar que mais se repetiu foi o empate com um gol para cada lado. Foram 15 vezes nesses quase 23 anos de clássico, sendo que a última vez que isso ocorreu foi em 2011, no primeiro turno do estadual.
A última vez que as duas equipes se enfrentaram foi em fevereiro deste ano, pelo primeiro turno do Campeonato Paranaense. Em um jogo morno e sem muitas oportunidades para cada lado, a dupla Paratiba deixou a desejar e empatou em 0 a 0. A disputa foi realizada na Vila Capanema. O principal lance de perigo foi um chute do meia Alex, que estourou no travessão do goleiro Luis Carlos.
Fonte: GE
Twitter: https://twitter.com/FCOEGOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário