El Alto, na Bolívia, será cidade mais alta do mundo a receber jogos profissionais de futebol
Nesta sexta-feira foi anunciada a criação da equipe El Alto Fútbol Club, que participará a partir desta temporada na Liga Profissional de Futebol Boliviano (LPFB), e disputará suas partidos oficiais no estádio Cosmos-79, na cidade de El Alto, localizada a 4.070 metros de altitude.
A cidade tem um milhão de habitantes, é povoada especialmente por imigrantes, abriga o aeroporto internacional que serve à sua vizinha La Paz, capital do país, e está entre as cidades mais altas do planeta.
A cidade de El Alto, a 12 km de La Paz (3.600 metros de altitude), está acima de Potosí, onde o time do Real Potosí, que enfrentou o Flamengo na pré-Libertadores deste ano, manda seus jogos a 3.900 metros de altitude.
A nova equipe nasceu da extinção do La Paz FC, cuja propriedade foi transferida a um grupo de empresários de El Alto, liderado por Edgar Quisbert. A LPFB não se pronunciou de imediato sobre esta informação, comunicada nesta sexta-feira.
Quisbert confirmou a jornalistas que o El Alto FC jogará no estádio Cosmos-79 dessa cidade e anunciou que com o tempo o clube vai promover jogadores altenhos (nascidos em El Alto).
O calendário do torneio Apertura, que começará no dia 21, contém o confronto entre La Paz FC e Blooming, no estádio Hernando Siles, de La Paz.
Apesar do inusitado da situação, Quisbert anunciou a rede de rádios Erbol que “enfim El Alto já tem um representante no futebol boliviano: El Alto Fútbol Club, que é de todos os altenhos”.
La Paz FC foi fundado há 23 anos como Atlético González, em homenagem a Walter González, pai do proprietário do clube Mauricio González, empresário petroleiro. Entre suas conquistas figuram dois vice-campeonatos locais e uma participação na Copa Libertadores da América, em 2008.
O clube, que iria ser transferido a um grupo da região de Chapare, está ameaçado de antemão pelo rebaixamento de divisão no futebol boliviano.
Fonte: Uol
Erly Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário