terça-feira, 31 de julho de 2012

De camisa 10 a reserva: Ganso vê prestígio despencar em dois anos


Paulo Henrique Ganso estreou com o pé direito na Seleção: foi o destaque da vitória do Brasil por 2 a 0 sobre os Estados Unidos, em Nova Jersey, em agosto de 2010, jogo que marcou o início da era Mano Menezes. De lá para cá, o jogador conviveu com problemas de lesão e duas cirurgias. Perdeu espaço. Acabou no banco, reserva de Oscar, o novo camisa 10 do time pentacampeão mundial. Nas Olimpíadas, atuou pouco menos de um tempo - 44 minutos - nas duas primeiras partidas. A redenção pode ser na quarta-feira: o meia está cotado para ser titular contra a Nova Zelândia, já que o técnico poupará atletas para as quartas de final. Mas dores na coxa esquerda podem acabar atrapalhando os planos.
Após o duelo contra os Estados Unidos, Ganso sofreu uma contusão no ligamento cruzado e ficou fora de combate. Só foi retornar à Seleção na Copa América, em 2011. Mas também não rendeu o esperado. Foi bem nas assistências. Foram três em quatro jogos. Mas nada que enchesse os olhos do treinador ou dos torcedores.
Ganso, Seleção Brasileira (Foto: Montagem sobre fotos da Getty Images e Agência AFP)Os dois momentos de Ganso: reserva nos Jogos e camisa 10 na estreia de Mano  
Após o fiasco no torneio na Argentina, Ganso foi convocado para o amistoso contra a Alemanha. Entrou no segundo tempo, mas nada pôde fazer para evitar a derrota por 3 a 2 para os donos da casa, que atuaram diante de sua torcida em Stuttgart. No jogo seguinte, diante de Gana, em Londres, o meia come;ou como titular, mas sentiu uma lesão logo no início e deixou o gramado.
Em fevereiro de 2012, mais uma chance. Iniciou no banco contra a Bósnia, em St. Gallen, e entrou no lugar de Ronaldinho Gaúcho. Também teve atuação discreta. Agora, nas Olimpíadas, a chance reapareceu após uma nova cirurgia. Na opinião de Mano Menezes, o atleta precisa ter uma sequência de jogos para voltar a mostrar o futebol que encantou os brasileiros.
Para aumentar a desconfiança, Ganso chegou na Inglaterra para as Olimpíadas envolvido em especulações sobre seu futuro, pois o Santos diz ter sido comunicado pelo meia que não jogará mais pelo clube. O Internacional, que negociou Oscar com o Chelsea, pode acabar sendo a nova casa do atleta. Questionado se Ganso não é um jogador moderno, Mano saiu em defesa do jogador.
- Ganso jogava bem há um ano nesse mesmo futebol que temos. Não está conseguindo ainda trabalhar no nível de antes. Falta um pouco de sequencia. Quando você volta e para, não tem jeito. O atleta sofre com isso – analisou o técnico, citando ainda o caso de Alexandre Pato, que viveu um período de lesões no Milan e desfalcou a Seleção em várias partidas.
Apesar da paciência de Mano, Ganso ainda parece um pouco receoso durante os treinos. Dificilmente se destaca com um passe ou uma jogada mais aguda. O próprio jogador faz questão de afirmar que está perto da forma ideal.
- Estou me sentindo bem. É só dar continuidade ao trabalho que tem sido feito e aproveitar as oportunidades – disse o jogador.
Ganso e Neymar no treino da Seleção (Foto: Mowa Press)Ganso e Neymar juntos na Seleção: dupla pode ser desfeita no Santos 
Mano ainda foi perguntado sobre a ausência de Ganso nos amistosos na Alemanha e nos Estados Unidos (contra Dinamarca, EUA, México e Argentina, antes das Olimpíadas). Na ocasião, o jogador foi desconvocado por conta de uma artroscopia no joelho. A decisão foi tomada pelo atleta em conjunto com o departamento médico do Santos.
- Não fiquei contrariado com a decisão do Ganso. O Santos precisava traçar uma estratégia que o favorecesse, já que estava numa reta final de Libertadores. Era a chance de fazer a cirurgia e ter o atletas nos jogos seguintes. Não ficamos chateados. Claro que queríamos contar com o atleta porque ele era importante para a Seleção, mas não conseguimos – explicou o treinador.
Nesta quarta-feira, às 10h30m (de Brasília), contra a Nova Zelândia, em St. James Park, em Newcastle, Ganso poderá ter a oportunidade mostrar o seu potencial, já que Mano planeja poupar alguns titulares. A tendência é que apoiador seja o substituto de Hulk, que não vai atuar por estar pendurado com um cartão amarelo
Fonte-Globoesporte
Juliano,Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores