Um gol aos 54 minutos do segundo tempo definiu os últimos dois acessos na Série A2 do Campeonato Paulista. No último lance do jogo contra o União Barbarense, o Atlético Sorocaba marcou de pênalti e garantiu a vaga à elite paulista com o empate por 2 a 2, em casa, na manhã deste domingo. O resultado também subiu o Barbarense. Eles se juntam a São Bernardo e Penapolense como os novos integrantes da primeira divisão estadual.
Antes do gol do Sorocaba, o Audax já comemorava a classificação inédita com a vitória por 3 a 1 sobre a lanterna Ferroviária, em casa. Rafael Martins, artilheiro da competição, marcou três vezes. O que era festa virou decepção com a informação de que o Atlético Sorocaba havia empatado. A cena no Nicolau Alayon lembrou a recente eliminação do Flamengo na Libertadores.
Por outro lado, o clima em Sorocaba mudou para melhor. Após ficar em desvantagem com 2 a 0 no placar, o Atlético foi buscar a igualdade de maneira heroica e com direito a confusão e polêmica. No fim, o Barbarense teve três jogadores expulsos, e o pênalti gerou dúvida. O árbitro assinalou toque na mão de Cláudio Britto dentro da área.
Com os resultados, o União Barbarense ficou na liderança do Grupo 2, com 13 pontos. Atlético Sorocaba e Audax terminaram com dez, mas o Galo levou vantagem no número de gols a favor: 12 a 11. Por um gol, o Sorocaba retornou à elite após sete anos, enquanto que o Audax perdeu a chance de disputar a primeira divisão paulista pela primeira vez.
São Bernardo |
Penapolense |
União Barbarense |
Atlético Sorocaba |
Festa começou sábado!
Na outra chave, as vagas ficaram com São Bernardo e Penapolense. A definição saiu na noite de sábado. O primeiro fechou na liderança do Grupo 3, com 12 pontos, enquanto o Penapolense avançou na segunda colocação, com nove. Será a primeira vez que o time de Penápolis disputará a elite paulista. RB Brasil e Noroeste ficaram pelo caminho.
Em 2013, União Barbarense, Atlético Sorocaba, São Bernardo e Penapolense vão substituir na Série A1 do Paulista os rebaixados Portuguesa, Guaratinguetá, Catanduvense e Comercial. Agora, Barbarense e São Bernardo, campeões dos grupos da segunda fase, decidem o título da A2 em dois jogos.
Por ter melhor campanha na somatória das etapas, o São Bernardo tem o direito de disputar a segunda partida em casa. As finais estão previstas para o próximo domingo, dia 6, em Santa Bárbara d´Oeste e dia 13, em São Bernardo do Campo, mas a Federação Paulista de Futebol confirmará as datas em reunião na quarta-feira.
Veja a última rodada da segunda fase:
Sábado
Red Bull 1 x 1 Penapolense
São Bernardo 2 x 0 Noroeste
Domingo
Atlético Sorocaba 2 x 2 União Barbarense
Audax 3 x 1 Ferroviária
Fonte: Globoesporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário