Favorita no Grupo B, Gana não começou bem sua luta pelo quinto titulo da Copa Africana de Nações, na tarde deste domingo. Campeã em 1963, 1965, 1978 e 1982, a equipe chegou a abrir 2 a 0, mas acabou levando o empate da República Democrática do Congo, no Estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth: 2 a 2. No último gol, o goleiro Robert Kidiaba Muteba, de 36 anos, repetiu a comemoração feita no Mundial de Clubes de 2010, quando o Internacional foi eliminado pelo Mazembe. Ele sentou no gramado e saiu "quicando".
Na próxima quinta-feira, Gana enfrenta Mali, e a República Democrática do Congo pega Niger. O campeão da competição representará a região na Copa das Confederações deste ano, que será realizada no Brasil.
O favoritismo de Gana não foi refletido em campo no início do jogo. A República Democrática do Congo começou surpreendendo e assustando logo aos 12. Mputu chegou na linha de fundo e cruzou para trás. Lua Lua aproveitou e chutou forte. A bola bateu no travessão e saiu. Cinco minutos depois, o próprio Lua Lua perdeu outra grande oportunidade. Em um lance muito parecido, ele recebeu de Mulumbu pela esquerda e finalizou colocado, mas para fora.
Além de uma maior posse de bola, a República Democrática do Congo marcava a saída de bola de Gana, que só conseguia sair nos contra-ataques. E foi o que aconteceu aos 28. Asamoah fez belo lançamento para Gyan, que entrou de cara para abrir o placar. Porém, o camisa 3 acabou pegando mal na bola e jogou para fora.
Sai primeiro o gol da competição
O primeiro gol da Copa Africana de Nações 2013 saiu aos 39 minutos. Após boa troca de passes, Asamoah cruzou na área, e Agyemang completou para o fundo das redes.
Diferente do primeiro tempo, foi Gana que começou melhor e logo aumentou. Aos quatro minutos, Wakaso cobrou escanteio na segunda trave. Asamoah cabeceou sem chances para Kidiaba. A República Democrática do Congo não se abalou e diminuiu no ataque seguinte. Mputu recebeu assistência de Mbokani na entrada de área e tocou na saída de Dauda.
O jogo ficou emocionante. Melhor, a República Democrática do Congo foi ao ataque e conseguiu igualar tudo, após um pênalti marcado em cima de Mbokani. O próprio jogador foi para a cobrança e fez. Na comemoração, o goleiro Robert Kidiaba Muteba repetiu a cena feita na vitória sobre o Internacional no Mundial de Clubes de 2010, quando sentou no chão e saiu quicando (assista ao vídeo).
A República Democrática do Congo quase virou aos 37. Kaluyituka serviu Kanda na entrada de área. O camisa 11 bateu colocado, e Dauda espalmau na ponta dos dedos para escanteio. Gana ainda tentou responder, mas o jogo acabou mesmo em 2 a 2.
Fonte: Globo Esporte
Jornalista Cleiton silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário