O Náutico testará neste sábado, às 16h20m (horário de Brasília), todo o poder de sua casa. Com uma grande campanha como mandante no Campeonato Brasileiro, o Timbu colocará à prova a eficiência do estádio dos Aflitos contra ninguém menos que o atual campeão da Libertadores. Sem nunca ter vencido no estádio pernambucano, o Corinthians busca a arrancada final para poder pensar exclusivamente no Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão.
Os pernambucanos apostam tudo em mais um bom resultado diante da torcida para se afastar do perigo do rebaixamento. E com razão. Nove das dez vitórias na competição foram obtidas em Recife, o que coloca o clube com a quarta melhor campanha em casa (85% de aproveitamento dos pontos). No geral, está em 13º lugar, com 34.
Já o Corinthians está a seis pontos de atingir a meta estipulada pela comissão técnica para não correr mais riscos de cair para a Série B. O Timão é o oitavo, com 39, e precisa chegar a 45 para iniciar o planejamento para o Mundial. Assim que isso acontecer, os titulares ganharão um período de folga, voltando somente nas últimas seis rodadas do Brasileirão.
Para se aproximar do alvo, porém, o clube paulista necessita quebrar um pequeno tabu. Em três partidas contra o Náutico, nos Aflitos, o Timão perdeu todas por 1 a 0 (1989, 2007 e 2009). Nas oito partidas disputadas em Pernambuco, o Alvinegro teve somente dois triunfos, contra cinco do Timbu e um empate.
A Rede Globo transmite a partida ao vivo para os estados de SP, PR, PE (menos Recife), CE e SE, além das cidades de Goiânia (GO), Ituiutaba e Uberlândia (MG). O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, e com vídeos exclusivos, os melhores lances do jogo a partir das 15h50m (horário de Brasília).
Náutico: se o volante Elicarlos se recuperar do estiramento na coxa direita, o Náutico terá o time titular contra o Corinthians nos Aflitos. Mas como o jogador não treinou com o grupo nesta semana as chances de atuar são poucas, o técnico Alexandre Gallo deve optar por Josa. O possível time deve ser: Felipe; Patric, Alemão, Jean Rolt e Douglas Santos; Elicarlos (Josa), Souza, Rhayner e Martinez; Araújo e Kieza.
Corinthians: com a absolvição do zagueiro Wallace em julgamento no STJD na sexta-feira, o técnico Tite fez apenas uma mudança no Timão. O atacante Romarinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, não atua. A vaga será ocupada pelo argentino Martinez. Assim, ele formará um ataque “gringo” ao lado do peruano Guerrero. Os paulistas começam a partida assim: Cássio, Alessandro, Wallace, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo, Douglas e Martinez; Guerrero.
Náutico: o volante Ramirez se recupera de uma cirurgia no ligamento cruzado do joelho, assim como o zagueiro Marlon (foi operado no ombro direito). Ambos só voltam no próximo ano. Já o zagueiro Ronaldo Alves sente sofreu um estiramento na coxa esquerda e só deve voltar contra o Palmeiras, na 30ª rodada.
Corinthians: Além de Romarinho, suspenso, Emerson cumpre a quinta partida e penúltima partida pelo gancho imposto pelo tribunak. Chicão se recupera de uma cirurgia de hérnia inguinal, enquanto Jorge Henrique faz tratamento em virtude de uma lesão na coxa esquerda.
Náutico: Douglas Santos, Elicarlos, Martinez e Ramirez.
Corinthians: Cássio, Guilherme, Paulinho, Ralf e Ramírez.
Heber Roberto Lopes (Fifa/PR) apita a partida, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Bruno Boschilia (PR). Heber Roberto Lopes arbitrou 14 jogos no Brasileirão, marcou 554 faltas (média de 39,5 por jogo), aplicou 55 amarelos (média de 3,9 por jogo), quatro vermelhos (média de 0,29 por jogo) e um pênalti (média de 0,07 por jogo). O campeonato tem média de 5,03 amarelos, 0,29 vermelho, 36,7 faltas e 0,21 pênalti. O árbitro apitou dois jogos dos pernambucanos e um dos paulitas na Série A deste ano: Náutico 3 x 2 Botafogo, pela quarta rodada, Grêmio 2 x 0 Náutico, pela 24ª rodada, e Corinthians 1 x 3 Botafogo, pela oitava rodada.
Náutico: Felipe fará seu segundo jogo como titular depois de recuperar a posição no gol do Timbu. Contra o Atlético-GO, Felipe pouco tocou na bola devido à falta de ofensividade adversária, mas com o Corinthians se espera que ele tenha mais trabalho.
Náutico: Felipe fará seu segundo jogo como titular depois de recuperar a posição no gol do Timbu. Contra o Atlético-GO, Felipe pouco tocou na bola devido à falta de ofensividade adversária, mas com o Corinthians se espera que ele tenha mais trabalho.
Corinthians: enquanto cresce a ansiedade para saber quem será titular no Mundial de Clubes, o meia Douglas vai assegurando sua vaga. Depois de um período fora de forma, quando ganhou até o apelido de Tufão, o armador entrou em forma e vem realizando belas partidas com a camisa alvinegra.
Patric, lateral-direito do Náutico: “O Corinthians é o campeão da Libertadores e toda vez que entra em campo mostra a sua força, independente se estiver com os jogadores titulares ou não, pois o que conta é a qualidade do grupo, que é alta. Estamos preparados, vamos enfrentá-los com garra e com o apoio da torcida para buscar a vitória nos Aflitos”.
Patric, lateral-direito do Náutico: “O Corinthians é o campeão da Libertadores e toda vez que entra em campo mostra a sua força, independente se estiver com os jogadores titulares ou não, pois o que conta é a qualidade do grupo, que é alta. Estamos preparados, vamos enfrentá-los com garra e com o apoio da torcida para buscar a vitória nos Aflitos”.
Fábio Santos, lateral-esquerdo Corinthians: “Quanto mais rápido alcançarmos a meta, melhor. Vai dar termos um descanso e fazer uma preparação. Mas vamos pensar jogo a jogo. Não adianta querer somar seis pontos em um jogo que vale três”.
* Quem tem vantagem?
* O Náutico é a equipe mais "caseira" do campeonato. Dos 34 pontos que somou na competição, 29 foram conseguidos nos Aflitos (85%). Fora de sua casa, o Náutico somou apenas cinco pontos e aparece como o time de pior campanha como visitante.
* Corinthians e Náutico fazem campanhas diferentes no returno do Brasileiro. Em oito rodadas, o Timão somou 15 pontos e o Náutico somou dez pontos. No returno, o Alvinegro sofreu sua única derrota - para o Figueirense na 22ª rodada. O Corinthians, portanto, já não perde há cinco rodadas.
* O Náutico vem levando vantagem nos jogos contra o Corinthians no século 21. De 2001 para cá, as duas equipes se enfrentaram oito vezes com cinco vitórias da equipe pernambucana: 2 a 0 na Copa do Brasil 2007; 3 a 0 e 1 a 0 no Brasileirão de 2007; 1 a 0 e 3 a 2 no Brasileirão de 2009.
* Na história do Brasileiro, Náutico e Corinthians se enfrentaram oito vezes em Recife, com cinco vitórias do Náutico, um empate e duas vitórias corintianas. Em Pernambuco, o Timão derrotou o Timbu pela última vez há 32 anos, no Brasileirão de 1980 (13 de abril de 1980), quando venceu por 2 a 1 no Arruda, gols de Geraldão e Wilsinho, descontando Carlos Alberto Rocha.
No último encontro entre Corinthians e Náutico, o Timão levou a melhor. Em partida disputada no dia 14 de julho, no Pacaembu, os alvinegros venceram os pernambucanos por 2 a 1. Elicarlos abriu o marcador para o Timbu, mas Danilo tratou de empatar e virar o placar, ainda no primeiro tempo. Tite escalou o Corinthians com: Cássio, Welder, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex (Douglas); Romarinho (Edenílson) e Emerson. Já o Timbu de Gallo atuou com: Felipe, Alessandro (Gladyson), Jean Rolt, Ronaldo Alves e Lúcio; Elicarlos, Souza, Martinez (Breitner) e Kim (Romero); Araújo e Rhayner
Fonte:Globo Esporte
Fonte:Globo Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário