Nascido na Sérvia e naturalizado francês, Nikola Karabatic se consagrou como um dos principais nomes do handebol no mundo. Mas, apesar do currículo recheado de títulos mundiais e duas medalhas de ouro em Olimpíadas, o jogador não escapou de um escândalo envolvendo a equipe de handebol do Montpellier. Karabatic e mais três colegas, incluindo seu irmão, Luka, foram detidos neste domingo, em Paris, em meio a uma investigação sobre o envolvimento dos atletas em uma combinação de resultado.
A investigação foi aberta para apurar a suspeita de que os quatro jogadores teriam recebido 200 mil euros (R$ 521 mil) por uma derrota contra o Cesson-Sévigné, em partida realizada no dia 12 de maio deste ano. O Montpellier já havia garantido o título do Campeonato Francês, e apostadores que iriam se beneficiar de uma eventual derrota na partida teriam oferecido a quantia aos envolvidos.
A combinação de resultado começou a ser investigada depois que o órgão do governo responsável por apostas detectou um número anormal de lances sobre a partida do dia 12 de maio. A quantia habitual é de poucas centenas de euros, mas os palpites envolvendo o jogo chegaram a 70 mil euros (R$ 182 mil). A partir de então, a investigação apontou que parte dos apostadores era formada por jogadores do Montpellier ou pessoas próximas a eles.
Karabatic, que se tornou bicampeão olímpico em Londres-2012, ao defender o título conquistado pela França em Pequim-2008, e os outros jogadores suspeitos foram detidos minutos depois que o Montpellier perdeu para o Paris Saint-Germain, por 38 a 24, em partida disputada na capital francesa. Karabatic, seu irmão Luka, Samuel Hanrubia e Mladen Bojinovic foram abordados por agentes da polícia e depois transferidos para Nanterre, nos arredores de Paris, para interrogatórios.
Os detidos não voltarão a Montpellier com os outros jogadores do elenco. Além deles, outras seis pessoas estão presas sob suspeita de envolvimento no caso. Esposas ou namoradas de alguns dos atletas também serão ouvidas pela polícia francesa. Segundo o regulamento francês, atletas não podem apostar, direta ou indiretamente, em um torneio do qual estejam participando.
Fonte:Globo Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário