quinta-feira, 25 de outubro de 2012

PRÉ-JOGO Ponte Preta x Cruzeiro


Três pontos separam Ponte Preta e Cruzeiro na tabela do Campeonato Brasileiro. Três pontos que significam motivação para os paulistas e representam uma zona de conforto para os mineiros. Enquanto a Macaca tenta eliminar o quanto antes o pequeno risco de rebaixamento, a Raposa tem dificuldade para encontrar ambições maiores na reta final. É nesse cenário que as equipes se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h (horário de Brasília), no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 33ª rodada da Série A.
O Cruzeiro, por sua vez, habita uma região da classificação que não dá margens para grandes pretensões e nem para risco de queda. Após a derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, a Raposa estacionou nos 43 pontos, na nona colocação. Diante dos números, o objetivo dos jogadores para as seis últimas partidas passa a ser garantir um espaço no grupo para 2013, o que é considerado pouco para quem sonhava com título e Libertadores no início do torneio.Com a confiança renovada após se reabilitar de duas derrotas seguidas ao bater o Santos em casa, por 1 a 0, a Ponte aparece na 13ª colocação, com 40 pontos. As contas da comissão técnica indicam que mais uma vitória é suficiente para a equipe garantir a permanência na elite nacional. O time também está atrás de uma vaga para a Sul-Americana. O recente retrospecto positivo no Majestoso é um trunfo para a Macaca atingir seu objetivo. Os dois últimos triunfos (Santos e Náutico) na competição foram na condição de mandante.

Luan e Anselmon Ramon são as apostas de Ponte e Cruzeiro (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
A partida terá transmissão para todo o Brasil pelo PFC, através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM também acompanha o confronto em Tempo Real, a partir das 20h30, com vídeos dos gols e dos melhores momentos.
header as escalações 2 (Foto: arte esporte)
Ponte Preta: como de costume, Guto Ferreira não confirmou o time titular da Macaca. Na última atividade antes do duelo, ele sinalizou que Tiago Alves e Xaves são os prováveis substitutos de Baraka e Renê Júnior, suspensos. A escolha por Tiago Alves causa duas improvisações. Zagueiro de ofício, Tiago Alves atuará na lateral direita, enquanto que Cicinho, lateral de origem, passará para o meio, auxiliando Nikão na criação. O restante da equipe não muda. A provável Ponte tem Edson Bastos; Tiago Alves, Cleber, Ferron e João Paulo; Xaves, Wendel Santos, Cicinho e Nikão; Luan e Roger.
Cruzeiro: mais uma vez, Celso Roth tem de mexer no time. Desta vez, o problema é o grande número de jogadores contundidos. A dupla de ataque, porém, permanece a mesma dos últimos jogos: Anselmo Ramon e Martinuccio. A provável equipe do Cruzeiro tem Fábio; Ceará, Thiago Carvalho, Mateus e Everton; Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira, Willian Magrão e Souza; Anselmo Ramon e Martinuccio.
header quem está fora (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Ponte Preta: sem jogadores contundidos, Guto Ferreira só não pode contar com Baraka e Renê Júnior, suspensos por três cartões amarelos. É a primeira vez que Baraka fica fora de uma partida neste Campeonato Brasileiro.
Cruzeiro: os zagueiros Léo e Victorino, os meias Tinga e Montillo e o atacante Borges estão vetados pelo departamento médico e não viajaram para Campinas. O Cruzeiro não tem jogadores suspensos.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Ponte Preta: André Luís, Cicinho, Diego Sacoman, Edson Bastos, Gerônimo, Giancarlo, Gustavo Lazzaretti, Luan, Lucas, Ricardinho e Uendel.
Cruzeiro: Anselmo Ramon, Borges, Ceará, Charles, Diego Renan, Elber, Everton, Mateus, Montillo, Thiago Carvalho, Victorino, Wallyson e Wellington Paulista.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Elmo Alves Resende (GO) apita a partida, auxiliado por Tatiana Jacques de Freitas (Fifa/RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS). Elmo Alves arbitrou 11 jogos no Brasileirão, marcou 416 faltas (média de 37,8 por jogo), aplicou 53 amarelos (média de 4,8 por jogo), cinco vermelhos (média de 0,45 por jogo) e um pênalti (média de 0,09 por jogo). O campeonato tem média de 4,98 amarelos, 0,28 vermelho, 36,9 faltas e 0,22 pênalti. O árbitro apitou dois jogos de cada equipe na Série A deste ano: Ponte Preta 4 x 1 Coritiba (9ª rodada), Flamengo 0 x 1 Ponte Preta (22ª rodada), Portuguesa 0 x 2 Cruzeiro (10ª rodada) e Cruzeiro 3 x 0 Náutico (21ª rodada).
header fique de olho 2 (Foto: arte esporte)
Ponte Preta: novo xodó da torcida alvinegra, Luan ganhou destaque principalmente após ofuscar Neymar. O gol da vitória sobre o Santos, aliás, foi dele, que marcou duas vezes nos últimos três jogos. Incansável, ele contagia o time e a torcida com sua disposição dentro de campo. Além de fazer sua parte no ataque, ele tem função tática importante, ao voltar para auxiliar na marcação pelo lado esquerdo da defesa da Macaca.
Cruzeiro: o atacante Anselmo Ramon foi muito elogiado pelo técnico Celso Roth e pelos companheiros de time durante a semana. Com a característica de pivô como ponto forte, Anselmo ganhou a condição de titular na reta final do Campeonato Brasileiro e está lutando para terminar a temporada assim.
header o que eles disseram (Foto: arte esporte)
Roger, atacante da Ponte Preta: “Como capitão do time e um dos mais experientes do grupo, estou passando aos meus companheiros que esse jogo é uma final para nós. Ganhando, temos cinco partidas para jogar mais leve e ir buscar uma classificação para a Sul-Americana para fazer história na Ponte”.
Thiago Carvalho, zagueiro do Cruzeiro: “Nossa motivação é vencer. Sempre vamos procurar a vitória. Tem que ter a cobrança entre nós jogadores. Alguns podem desanimar porque o campeonato está acabando, mas não pode ser assim. Vamos lutar para vencer a Ponte”.
header números e curiosidades (Foto: arte esporte)
*Ponte Preta e Cruzeiro se enfrentaram seis vezes em Campinas pelo Campeonato Brasileiro. A vantagem é dos mineiros, com três empates. A Macaca levou a melhor em duas oportunidades. Também houve um empate.
* A última partida entre Ponte e Cruzeiro no Majestoso foi há seis anos. Em 24 de setembro de 2006, a Raposa bateu a Macaca por 1 a 0, com gol de Élber.
* O primeiro confronto entre as equipes na história do Campeonato Brasileiro aconteceu em 24 de junho de 1978. Na oportunidade, a Raposa levou a melhor: 1 a 0, com gol do atacante Roberto César.
* Apenas uma das 15 partidas disputadas entre Ponte Preta e Cruzeiro na Série A terminou sem gols. Os times ficaram no 0 a 0 em oito de agosto de 2001, no Independência.
* A maior vitória registrada na história dos confrontos entre Ponte Preta e Cruzeiro em Brasileiros pertence ao time mineiro: 5 a 0, pelo segundo turno do Brasileiro de 2004. Fred fez três gols, e Jussiê marcou duas vezes.
* O Cruzeiro é a equipe que mais teve pênaltis a favor na atual edição do Brasileiro. Foram oito. A Raposa converteu sete. A Ponte, por sua vez, teve apenas uma penalidade a favor. Foi na vitória por 2 a 1 sobre o Náutico, pelo segundo turno. Marcinho bateu e fez.
header último confronto v2 (Foto: arte esporte)
Pelo primeiro turno, a Ponte Preta surpreendeu o Cruzeiro no Independência e venceu por 2 a 1. Cicinho abriu o placar para a Macaca, mas Borges deixou tudo igual ainda no primeiro tempo, já nos acréscimos. No início da etapa final, Marcinho recolocou a Ponte na frente, em cobrança de falta que contou com a ajuda do goleiro Fábio (assista aos gols no vídeo ao lado).


Fonte:Globo Esporte
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores