quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Na Índia, Alonso e Vettel travam mais um duelo particular na luta pelo tri


No Japão, quando viu Sebastian Vettel colar na classificação, Fernando Alonso projetou um “minicampeonato” entre os dois nas provas restantes na luta pelo título. A primeira das cinco batalhas foi na Coreia e o espanhol saiu como o grande derrotado. O piloto da RBR venceu a prova, chegou aos 215 pontos e tomou a liderança, abrindo seis pontos do ferrarista, que estava na ponta há oito corridas.
Com 100 pontos em jogo, pilotos como Kimi Raikkonen (167), Lewis Hamilton (153), Mark Webber (152) e até Jenson Button (131) possuem remotas chances matemáticas. Porém, com uma Lotus burocrática nas últimas provas e uma McLaren dividida com a ida de Lewis para a Mercedes em 2013, a briga promete ficar mesmo restrita entre os dois primeiros colocados.

arte Vettel x Alonso F1 temporada 2012 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Neste fim de semana, no GP da Índia, 17ª etapa da temporada, o alemão de 25 anos e o espanhol de 31 protagonizarão mais um duelo particular para ver quem se consagrará tricampeão. As atividades no Circuito Internacional de Buddh começam com duas sessões de treinos livres na sexta-feira, às 2h30 e 6h30. No sábado, os pilotos voltam à pista para o último treino livre, às 3h30. Todos serão transmitidos ao vivo pelo SporTV. A TV Globo transmite o treino classificatório, às 6h30m do sábado, e a corrida do domingo, às 7h30, também ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.
No início do ano, Alonso superou as dificuldades de um criticado carro da Ferrari e, com atuações acima da média e muita regularidade, assumiu a liderança. Porém nas últimas provas, a RBR deu um salto de qualidade e, com três vitórias consecutivas, Vettel transformou uma desvantagem de 49 pontos para uma vantagem de seis sobre o rival, pulando da quarta colocação para o topo da classificação. Mesmo ciente de que a fase dos rivais é melhor, o espanhol não perde as esperanças na conquista.
- A RBR tem o carro mais rápido, principalmente nos sábados (em treinos classificatórios). Estão subindo há três corridas seguidas e creio que em algum momento vão cair. Tem sido uma temporada de altos e baixos para todos. Nessas últimas quatro provas, a esperança é que seja de alto para nós e de baixo para os demais. Independentemente do que acontecer, se chegarmos ao Brasil com uma diferença de até 24 pontos, seguirei pensando que posso conseguir.

Agora no alto da tabela, Vettel garante que não é hora de relaxar. Pelo contrário, o momento é de atenção e dedicação para se manter no topo e se tornar o mais jovem tricampeão mundial.
Já a arrancada da RBR nesta reta final é fruto, não só da qualidade de um dos mais jovens talentos da F-1, como também da criatividade de Adrian Newey, conhecido também como o “mago da aerodinâmica”. O projetista do time austríaco aproveitou a ideia do DRS duplo, lançado pela Mercedes no início do ano, e desenvolveu um conceito mais simples, porém mais eficiente. O sistema funcionou e provocou um salto de qualidade, o "pulo do touro", desde a prova de Cingapura.Para manter Alonso na disputa do título, a Ferrari trabalhou duro desde o GP da Coreia e promete uma cartada final "agressiva". Após ver as novidades levadas para as últimas provas não funcionarem como gostariam, o time italiano fechou seu túnel de vento para verificar porque a correlação entre os dados do túnel de vento e de pista não batiam. Em seguida, realizou avaliações no túnel de vento da Toyota, em Colônia (Alemanha), e um teste secreto de aerodinâmica com o reserva Davide Rigon na cidade de Tarragona (Espanha). O outro reserva da equipe, Marc Gene, disse que as atualizações não serão uma “revolução”, mas projeta uma melhora de dois a quatro décimos por volta.
- Estamos em uma boa posição, mas não é uma posição para nos acomodarmos. Por isso, precisamos nos manter focados e nos esforçarmos o máximo possível para ter certeza que podemos nos manter onde estamos. Sempre há espaço para evolução, não importa quantas corridas restam.
header fórmula 1 - o circuito (Foto: arte esporte)
F-1: Circuito GP Índia - CORRIGIDO (Foto: ArteEsporte)
header fórmula 1 - no ano passado (Foto: arte esporte)
Após o GP da Índia deste ano, Vettel e Alonso terão mais três duelos pela frente para ver quem fica com o tri. Um na semana seguinte, no GP de Abu Dhabi (Emirados Árabes); depois no dia 18 de novembro, no recém-inaugurado Circuito das Américas, em Austin (Estados Unidos); e o encerramento da temporada está programado para o dia 25 de novembro, com o GP do Brasil, em Interlagos. Façam suas apostas.Este será o segundo GP da Índia da história da Fórmula 1. Se a história do primeiro se repetir, Vettel sairá com vantagem ainda maior. Em 2011, já com o bicampeonato garantido, o alemão fez sua primeira corrida perfeita, o chamado Grand Chelem (o segundo foi justamente na última etapa deste ano, na Coreia): fez a pole, a melhor volta e venceu liderando todas as voltas da prova. Ele voltou a repetir este feito justamente na última etapa de 2012, na Coreia.
Arte  horários do GP da India de Fórmula 1 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Fonte:Globo Esporte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores