domingo, 22 de julho de 2012

Alonso vence na Alemanha e amplia vantagem na tabela

Alonso (Foto: Dimitar Dilkoff/AFP)Com uma pilotagem segura e sem erros, Fernando Alonso venceu praticamente de ponta a ponta o Grande Prêmio da Alemanha, neste domingo, em Hockenheim. Apesar de ter sempre próximo dele Sebastian Vettel e Jenson Button, o bicampeão controlou a corrida quando necessário, obteve sua 30ª vitória na Fórmula 1, e ampliou a vantagem na liderança do Mundial.

Agora, o piloto da Ferrari soma 154 pontos, 34 a mais do que o vice-líder Mark Webber, que, após a perda de cinco posições no grid por troca de câmbio, terminou em oitavo, mesma posição na qual largou.

Vettel terminou em segundo, mas foi punido por uma irregularidade na manobra de ultrapassagem sobre Button na penúltima volta e caiu para quinto. Com isso, Button terminou em segundo lugar e Kimi Raikkonen subiu para terceiro.

Em Hockenheim, brasileiros tiveram mais uma corrida desastrosa. Tanto Felipe Massa como Bruno Senna se envolveram em colisões logo na largada e terminaram fora da zona de pontuação, respectivamente em 12º e 17º lugares.

Completaram a zona de pontuação, da quarta à décima colocações, Kamui Kobayashi, Sebastian Vettel, Sergio Perez, Michael Schumacher, Mark Webber, Nico Hulkenberg e Nico Rosberg.



A CORRIDA

Alonso manteve a liderança após a largada, seguido por Vettel e Schumacher, enquanto Button era o quinto. Mais atrás, Felipe Massa danificou a asa dianteira de sua Ferrari ao bater no Toro Rosso de Daniel Ricciardo e Bruno Senna colidiu com Romain Grosjean.

Na segunda volta, Lewis Hamilton provavelmente atingiu destroços e teve o pneu traseiro esquerdo furado - o inglês perdeu praticamente uma volta e não conseguiu se recuperar, tanto que abandonou quase no fim.
Logo, Button se livrou de Nico Hulkenberg e Schumacher sem muitas dificuldades e se posicionou em terceiro lugar. No entanto, Alonso e Vettel, com um ritmo muito forte, já estavam com boa vantagem sobre ele.

Alonso, Vettel e Button partiram com a mesma estratégia de largar com pneus macios e, no primeiro pit stop, colocaram um jogo de médios, que permitiam uma maior constância ao comportamento do carro.
Com os pneus médios, Vettel deu a impressão de que partiria para a ultrapassagem em Alonso, que, no entanto, sempre controlou uma distância que impedia uma tentativa de ultrapassagem. Enquanto isso, Button chegava neles.

Naquele momento da prova, Vettel perdeu tempo quando Hamilton, uma volta atrás e com pneus novos, o ultrapassou e se colocou entre ele e Alonso, que aproveitou para respirar. Já Button se valeu da manobra do companheiro para chegar em Vettel.

O inglês foi o primeiro a fazer o segundo pit stop, na 42ª volta de um total de 67, e Alonso e Vettel pararam na passagem seguinte. O plano do inglês deu certo e ele voltou à frente de Vettel e não muito distante do espanhol.

Button, então, partiu para cima de Alonso e, por vários momentos, chegou a estar a menos de um segundo. Mas em nenhuma ocasião, ele teve uma real chance de ultrapassar e, no fim, acabou perdendo o segundo lugar para Vettel, na penúltima volta.

Sem ser mais ameaçado, Alonso partiu para sua terceira vitória na temporada. Já Vettel depois acabou punido porque, na ultrapassagem sobre Button, usou a parte externa da pista, o que gerou investigação dos comissários.

A próxima etapa será disputada já no domingo que vem, em Budapeste (Hungria).

RESULTADO FINAL DO GRANDE PRÊMIO DA ALEMANHA

1º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - 1h31m05s862

2º - Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes - a 6s949


3º - Kimi Raikkonen (FIN) Lotus-Renault - a 16s409

4º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a 21s925

5º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - a 3s732

6º - Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari - a 27s896

7º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 28s960

8º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 46s900

9º - Nico Hulkenberg (ALE) Force India-Mercedes - a 48s162

10º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 48s889

11º - Paul di Resta (GBR) Force India-Mercedes - a 59s227

12º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 1m11s428

13º - Daniel Ricciardo (AUS) Toro Rosso-Ferrari - a 1m16s829

14º - Jean-Eric Vergne (FRA) Toro Rosso-Ferrari - a 1m16s965

15º - Pastor Maldonado (VEN) Williams-Renault - a uma volta

16º - Vitaly Petrov (RUS) Caterham-Renault - a uma volta

17º - Bruno Senna (BRA) Williams-Renault - a uma volta

18º - Romain Grosjean (FRA) Lotus-Renault - a uma volta

19º - Heikki Kovalainen (FIN) Caterham-Renault - a duas voltas

20º - Charles Pic (FRA) Marussia-Cosworth - a duas voltas

21º - Pedro de la Rosa (ESP) HRT-Cosworth - a três voltas

22º - Timo Glock (ALE) Marussia-Cosworth - a três voltas

23º - Narain Karthikeyan (IND) HRT-Cosworth - a três voltas

ABANDONO

Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes - a nove voltas/mecânico

MELHOR VOLTA

Michael Schumacher (ALE) Mercedes - 1m18s275

Fonte-Lancenet

Juliano.Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores