O Santos completará um século de sua fundação no dia 14 de abril, e o Torcida POP não esqueceu a data. Em algumas matérias, lembraremos de grandes momentos da história santista, uma das mais ricas do futebol brasileiro e mundial. E nada mais adequado do que o TOP 5 para lembrar, em listas, os melhores momentos do Alvinegro Praiano. O Peixe tem uma lista de grandes obras, e aqui, temos cinco sugestões para quem quer conhecer mais sobre o clube – além, claro, do novo livro de Odir Cunha, “Santos FC – 100 Anos de Futebol Arte”, lançado no início de abril, com um depoimento de Pelé (acima, a foto no pré-lançamento):
Time dos Sonhos – História Completa do Santos Futebol Clube (2003) – Odir Cunha
Time dos Sonhos – História Completa do Santos Futebol Clube (2003) – Odir Cunha
Este livro é considerado a “bíblia” santista. É o livro mais completo sobre a história do clube. Trabalho de dez anos de pesquisa do jornalista Odir Cunha, a obra conta a história do Peixe de sua fundação até o título brasileiro de 2002.
Santos, Um Time Dos Céus – 2a.Edição Revisada e Atualizada (2007) – José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta
O jornalista José Roberto Torero é conhecido por seus artigos descontraídos. Ao lado de Marcus Aurelius Pimenta, lançou uma obra bastante criativa, que conta o nascimento e desenvolvimento do Santos em primeira pessoa.
Bombas de Alegria (2006) – José Macia (Pepe)
O ponta-esquerda Pepe é o segundo maior artilheiro da história santista, tendo jogado ao lado de Pelé. O livro conta histórias de bastidores do futebol na época dos títulos mundiais do Santos, além de vários casos registrados ao longo de 25 anos de vivência no futebol brasileiro.
Pelé – A Autobiografia (2006) – Edson Arantes do Nascimento (Pelé)
O livro, escrito pelo próprio Rei, conta de forma simples a vida de Pelé, desde a infância pobre até a conquista do mundo. Como o pequeno mineiro se tornou lenda, chegando a ser ministro de Estado, além de expor um lado humano do jogador – as brigas com dirigentes e o desencanto com a política brasileira.
Na Raça! – Como o Santos Se Tornou o Primeiro Bicampeão Mundial (2008) – Odir Cunha
O jornalista Odir Cunha já foi citado antes, no livro sobre a história do Santos. Agora, esta nova obra conta os fatos, contexto histórico, opinião de treinadores e jogadores, a visão da imprensa nacional e europeia diante do inédito bicampeonato mundial, contra o Milan, em 1963.
Italo Diego
Nenhum comentário:
Postar um comentário