OPINIÃO DO TORCEDOR
Com a passagem da delegação do Botafogo por Salvador onde enfrentou o Vitória pela Copa do Brasil - jogo de ida 1x1, um assunto chamou a atenção da imprensa e repercutiu junto à torcida do Glorioso. Especulações dão conta de que houve uma reunião entre dirigentes do clube carioca e representantes da Juventus (ITA) ou mesmo do Atlético de Madrid (ESP) para tratar de uma possível transferência do jogador Elkeson, já para a próxima temporada europeia que se inicia no meio do ano.
O repórter Rafael Bózeo, que cobre o clube para o Lancenet, crava em seu blog que o jogador deve deixar o clube antes mesmo do término da atual. Em sua opinião a diretoria faria um bom negócio em vendê-lo agora pelos anunciados cinco milhões de euros, que representaria 100% de lucro sobre o preço pago ao Vitória, há um ano, por cinco milhões de reais.
Para justificar sua posição, o repórter aventa a possibilidade do Elkeson, que voltou a jogar bem, oscilar como ocorreu no final do Brasileirão do ano passado e perder o valor. Tal possibilidade poderia tirar o jogador desse mercado na próxima janela trazendo prejuízos numa futura transferência internacional. Sustenta que seria bom pro clube, sobre o aspecto financeiro e bom pro jogador que enfrentaria novos desafios na carreira com grandes possibilidades, pelas suas características e disposição física, de se firmar no cenário internacional.
Se antes o time era carente nas posições de meias e atacantes, hoje dispõe de muitas opções como Fellype Gabriel – um achado do treinador Oswaldo, Maicosuel que mostrou estar recuperando a antiga forma pós-contusão e Andrezinho que os poucos vai se adaptando ao estilo do futebol carioca. Até Renato, que no esquema do Oswaldo é quase um meia de armação, poderia ser citado como opção, dado a sua qualidade e experiência comprovadas em campo desde sua chegada ao clube. Sem citar as opções oriundas da base como Jadson, Jeferson e Cidinho que podem brincar por ali.
Pelo termômetro da torcida, aferido nas redes sociais, a maioria não concorda com a venda, pelo menos neste momento. O argumento corrente é de que ele ainda é muito novo (22 anos) e pode evoluir, aumentando as possibilidades de gerar melhores condições de venda no futuro. Outra forte razão apontada é o fato de que o Botafogo precisa dele e de um elenco forte pra retomar o caminho das conquistas, principalmente as que dão projeção nacional. Acham, ainda, que o preço especulado está baixo para os padrões atuais. Um deles lembrou que Willians do Flamengo estaria sendo negociado nesse patamar sem contar com a mesma categoria que o botafoguense e jogar numa posição (Volante de contensão) supostamente menos valorizada do que a de meia atacante.
A diretoria do Botafogo negou o fato e informou que o preço ventilado está muito abaixo da multa rescisória, que gira em torno dos 10 milhões de euros, da qual o clube não abriria mão pra iniciar uma futura negociação.
Outra corrente, porém menor que a primeira, está convencida que as condições atuais são as ideais pra venda e que a oferta é razoável para o momento do jogador. A grana serviria pra tirar o clube do eterno sufoco financeiro – vide cobrança judicial do Vitória por quebra de acordo relativa à venda do próprio Elkeson. Outro argumento pró-venda é o fato notório de o atleta ser temperamental o que pode ter motivado sua saída do Vitória e queda de produção na temporada passada.
Outros, mais sensatos, levantam a lebre de que esse assunto é totalmente incompatível com o momento, no qual o Clube participa de duas competições importantes do semestre e que a notícia pode ter sido plantado pela mídia “adversária” que julgam existir. As finais do Cariocão frente ao Fluminense – final que não acontece há muitos anos e a disputa das oitavas de finais da Copa do Brasil, contra o Vitória. A visão dessa corrente é que o time precisa ser encorpado para a continuidade na Copa do Brasil, Brasileirão e para a Sulamericana, caminhos para a disputa das competições continentais. Ele ainda não ganhou nada pelo clube e não pode sair antes de marcar sua passagem por lá, dizem.
De todo o dito, onde você se posiciona? Nos que torcem pela venda imediata ou nos que afirmam ser precipitada a venda nesse momento? Comente...
Nenhum comentário:
Postar um comentário