Depois de três jogos sem vitória, o Atlético-MG viu o rival Fluminense conquistar o título do Campeonato Brasileiro por antecipação, além de ter perdido a segunda colocação para o Grêmio. Agora, o Galo buscará voltar a vencer diante do lanterna e já rebaixado Atlético-GO, às 17h (de Brasília), no Independência.
O Galo briga pela segunda colocação da competição, já que o vice-campeonato dará ao clube a vaga na fase de grupos da Taça Libertadores do ano que vem. Atualmente em terceiro, caso termine o Brasileiro nessa posição, o Alvinegro terá que disputar a fase preliminar da competição continental.Apesar de ser o melhor mandante da competição, com 13 vitórias e quatro empates, o Atlético-MG tem pela frente um adversário perigoso, que mostrou poder de fogo ao vencer o Santos, com Neymar, na última rodada.
Já o Atlético-GO, rebaixado com quatro rodadas de antecedência, ainda tem uma missão: deixar a lanterna para o Figueirense. Atualmente a diferença do Dragão para o adversário catarinense é de quatro pontos, mas o clima na equipe goiana melhorou após a vitória contra o Santos. Alguns jogadores ainda tentam deixar uma boa impressão para continuarem no clube em 2013.
Atlético-MG x Atlético-GO terá transmissão do Canal Premiere, pelo sistema pay-per-view, para todo o país, a partir das 16h50m. O GLOBOESPORTE.COM, em Tempo Real e com vídeos exclusivos, acompanha o jogo a partir das 16h30m.
Atlético-MG: o técnico Cuca já definiu a equipe que irá pegar o Dragão e confirmou o retorno do meia Guilherme ao time titular. O Galo entra em campo com Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Junior Cesar; Pierre, Leandro Donizete, Ronaldinho Gaúcho e Guilherme; Jô e Bernard.
Atlético-GO: Jairo Araújo fará três mudanças no time que derrotou o Santos. O zagueiro Gustavo está suspenso e será substituído por Gilson. Eron está do departamento médico. Mesmo assim, o lateral, que pertence ao Galo, não poderia atuar por motivos contratuais. Diego Giaretta será deslocado para a esquerda. Quem também não pode atuar por motivos contratuais é Ricardo Bueno, ex-Atlético-MG, que será substituído por Patric. O Dragão está escalado com Márcio; Adriano, Gilson, Diego Giaretta e Ernandes; Dodó, Pituca, Marino (Leonardo) e Rayllan; Diogo Campos e Patric.
Atlético-MG: o zagueiro Rafael Marques ainda se recupera de traumatismo craniano e não reúne condições físicas para a partida. Já o volante Serginho, expulso contra o Vasco, cumpre suspensão.
Atlético-GO: flagrado no exame antidoping, Bida foi suspenso por dois anos pelo STJD. Wesley, Eron e Rafael Cruz estão no departamento médico. No entanto, como pertencem ao Galo, os três não poderiam jogar no Independência. O atacante Ricardo Bueno, outro que já passou pelo Atlético-MG, também não pode atuar por motivos contratuais. Adriano Pimenta e Felipe Brisola têm lesões no joelho, enquanto Joilson e Felipe sentem dores musculares. A lista de problemas aumentou com a lesão de Reniê, que sofreu entorse no tornozelo no último treino de preparação.
Atlético-MG: Carlos Cesar, Leonardo Silva, Marcos Rocha, Rafael Marques e Ronaldinho Gaúcho
Atlético-GO: Bida, Carlos, Diego Giaretta, Dodó, Ernandes, Eron, Mahatma Gandhi, Patric e Paulo Henrique.
Paulo Godoy Bezerra (SC) apita a partida, auxiliado por Kleber Lucio Gil (SC) e José Ricardo Maciel Linhares (SC). Paulo Godoy arbitrou 5 jogos no Brasileirão, marcou 227 faltas (média de 45,4 por jogo), aplicou 25 amarelos (média de 5,0 por jogo), três vermelhos (média de 0,60 por jogo) e um pênalti (média de 0,20 por jogo). O campeonato tem média de 4,96 amarelos, 0,28 vermelho, 36,9 faltas e 0,22 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos goianos na Série A deste ano: Internacional 4 x 1 Atlético-GO (11ª rodada)
Atlético-MG: o atacante Jô retorna ao time após cumprir suspensão diante do Vasco. Artilheiro da equipe no Brasileiro, com dez gols, o jogador espera balançar as redes mais quatro vezes nos últimos três jogos para se igualar a André, hoje no Santos, na artilharia da equipe na temporada.
Atlético-MG: o atacante Jô retorna ao time após cumprir suspensão diante do Vasco. Artilheiro da equipe no Brasileiro, com dez gols, o jogador espera balançar as redes mais quatro vezes nos últimos três jogos para se igualar a André, hoje no Santos, na artilharia da equipe na temporada.
Atlético-GO: um dos símbolos do ressurgimento do Atlético-GO nos últimos anos, o zagueiro Gilson, que está no clube desde 2006, não conseguiu atuar bem nesta temporada. Na Série A, jogou apenas 12 vezes, sendo a última contra o Flamengo, na 26ª rodada, quando falhou no lance que originou o gol da vitória carioca. Com a suspensão de Gustavo, Gilson ganha nova oportunidade. Resta ver se o zagueiro está preparado para frear o poderoso ataque do Galo.
Pierre, volante do Atlético-MG : “Temos que trabalhar bastante a bola e agredir o adversário os noventa minutos. Claro, tomando sempre os cuidados, já que eles jogam sem responsabilidade”.
Pierre, volante do Atlético-MG : “Temos que trabalhar bastante a bola e agredir o adversário os noventa minutos. Claro, tomando sempre os cuidados, já que eles jogam sem responsabilidade”.
Márcio, goleiro do Atlético-GO: “A gente busca motivação a todo instante. Será mais uma partida especial, porque estamos rebaixados. Vamos dar o máximo, em respeito à competição, e também porque, para mim, esse rebaixamento é apenas um “até logo”. Quero voltar em 2014 e jogar sempre na primeira divisão. Devemos valorizar o Atlético-GO e lutar por mais um bom resultado, assim como fizemos diante do Santos”.
* Atlético-MG e Atlético-GO se enfrentaram pela primeira vez na história há 43 anos. Na oportunidade, em amistoso disputado dia 27 de julho de 1969, o Galo venceu o Dragão por 1 a 0, em Brasília.
* A bola aérea é a principal arma da Galo neste campeonato. Dos 56 gols do Galo, 17 foram de cabeça, marcados por sete jogadores diferentes: Jô (4), Bernard, Leonardo Silva e Leonardo (3 cada), Rever (2), Escudero e Danilinho (um cada). O Galo é a equipe que marcou mais gols de cabeça neste campeonato. Já o Atlético-GO marcou apenas sete gols de cabeça na competição.
* Com apenas 26 pontos, o Atlético-GO pode fazer neste ano a segunda pior campanha em Brasileiros desde 2006, quando a competição adotou o atual formato, com 20 equipes participantes. Estas foram as pontuações dos lanterninhas de 2006 até 2011: 2006, Santa Cruz (28 pontos); 2007, América-RN (17 pontos); 2008,Ipatinga (35 pontos); 2009, Sport (31 pontos); 2010, Barueri (31 pontos); 2011, Avaí (31 pontos).
No dia 15 de agosto, pelo primeiro turno da Brasileiro, os Atléticos empataram em 1 a 1, no Serra Dourada, em Goiânia. Enquanto o volante Ernandes abriu o placar para o Dragão, o Galo empatou com Bernard, ainda no primeiro tempo(veja no vídeo em cima).
Fonte:Globo Esporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário