Com uma ultrapassagem a quatro voltas do fim sobre Fernando Alonso, Mark Webber conquistou no Grande Prêmio da Inglaterra a sua segunda vitória na temporada-2012 da Fórmula 1. Com isso, o australiano reduziu de 20 para 13 sua desvantagem em relação ao líder do campeonato.
Sebastian Vettel completou o pódio em Silverstone, seguido por Felipe Massa, que fez sua melhor corrida na temporada, e Kimi Raikkonen, que pressionou o brasileiro nas últimas voltas mas não conseguiu a ultrapassagem. Bruno Senna também pontuou, em nono lugar.
Numa corrida em que a pista ficou seca o tempo todo, ao contrário do treino classificatório, também marcaram pontos Romain Grosjean, em sexto lugar, Michael Schumacher, em sétimo, Lewis Hamilton, em oitavo, e Jenson Button, em décimo.
Sem a tão temida chuva, Alonso manteve a liderança após a largada, com Webber, Schumacher, Massa e Vettel a seguir. Com pneus duros, ao contrário dos rivais, Alonso não teve problema de desgaste dos pneus na primeira parte da corrida e conseguiu boa vantagem.
Enquanto isso, com bom ritmo de prova, Massa pressionava Schumacher por várias voltas. A ultrapassagem finalmente saiu na volta 11. Mas Vettel, que fizera o primeiro pit stop na mesma passagem, depois pegou a posição do brasileiro, que trocou os pneus três voltas mais tarde.
No segundo trecho de prova, ainda com pneus duros, Alonso manteve uma liderança confortável. Mas a opção por não largar com pneus macios custaria caro para o espanhol, que obrigatoriamente teria de usá-los depois de sua segunda parada nos boxes.
Com um bom trabalho de box da Ferrari, o espanhol chegou a voltar da segunda troca ainda na frente de Webber, que, no entanto, passou a virar constantemente tempos melhores e, aos poucos, reduziu a diferença na briga pela vitória.
Mais atrás, Vettel não tinha um ritmo dos melhores no terceiro lugar e não só se afastava dos líderes como começava a ser ameaçado por Massa. No entanto, com um ritmo melhor ainda do que eles, vinha Kimi Raikkonen, que fazia seguidamente a melhor volta.
Webber insistiu e passou Alonso quase no fim da prova
Na volta 48 de um total de 52, o inevitável para Alonso: com os pneus macios desgastados, ele não conseguiu resistir ao ataque de Webber, que aproveitou o único trecho da pista para a abertura da asa móvel e assumiu a liderança.
Na briga pelo lugar final no pódio, Vettel conseguiu uma folga nas voltas finais já que Massa perdeu um pouco de ritmo e passou a ser apertado por Raikkonen. Mas como a prova já estava no fim, Massa conseguiu segurar o quarto lugar.
Outra boa disputa nas voltas finais foi entre Nico Hulkenberg, Bruno Senna, Jenson Button e Kamui Kobayashi pelo nono lugar. Na penúltima volta, Senna finalmente conseguiu a ultrapassagem e Button e Kobayashi foram na carona.
Como Alonso se confirmou com o segundo lugar, Webber não teve problemas nas três voltas finais para controlar a liderança e vencer pela segunda vez no ano - a outra foi no Grande Prêmio de Mônaco.
A próxima etapa será disputada daqui a duas semanas, na Alemanha.
RESULTADO DO GRANDE PRÊMIO DA INGLATERRA
1º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1h25m11s288
2º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a 3s060
3º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - a 4s836
4º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 9s519
5º - Kimi Raikkonen (FIN) Lotus-Renault - a 10s314
6º - Romain Grosjean (FRA) Lotus-Renault - a 17s101
7º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 29s153
8º - Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes - a 36s463
9º - Bruno Senna (BRA) Williams-Renault - a 43s347
10º - Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes - a 44s444
11º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a 45s370
12º - Nico Hulkenberg (ALE) Force India-Mercedes - a 47s856
13º - Daniel Ricciardo (AUS) Toro Rosso-Ferrari - a 51s241
14º - Jean-Eric Vergne (FRA) Toro Rosso-Ferrari - a 53s313
15º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 57s394
16º - Pastor Maldonado (VEN) Williams-Renault - a uma volta
17º - Heikki Kovalainen (FIN) Caterham-Renault - a uma volta
18º - Timo Glock (ALE) Marussia-Cosworth - a uma volta
19º - Charles Pic (FRA) Marussia-Cosworth - a uma volta
20º - Pedro de la Rosa (ESP) HRT-Cosworth - a duas voltas
21º - Narain Karthikeyan (IND) HRT-Cosworth - a duas voltas
ABANDONOS
Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari - 14 voltas/colisão
Paul di Resta (GBR) Force India-Mercedes - 3 voltas/colisão
Vitaly Petrov (RUS) Caterham-Renault - 0 volta/motor
VOLTA MAIS RÁPIDA
Kimi Raikkonen (FIN) Lotus-Renault - 1m34s661, na 50ª
Fonte-Lancenet
Juliano.Gouveia
Nenhum comentário:
Postar um comentário