Troca de montadoras, da italiana Fiat pela sul-coreana Kia, levou Palmeiras ao 1º lugar
Responda rápido: qual time brasileiro recebeu mais dinheiro em patrocínio em 2011? A resposta para essa pergunta vai surpreender muita gente. Nada de Corinthians e suas ações de marketing, Santos e seus craques ou Flamengo e sua torcida. O primeiro colocado no ranking de patrocínios no futebol nacional é o Palmeiras, que recebeu, no ano passado, R$ 44,6 milhões. No total, os clubes faturaram R$ 472 milhões em acordos de publicidade e patrocínio.
“A liderança do Palmeiras realmente é uma surpresa. Nos últimos anos, essa posição era do Corinthians. Como essa análise é baseada em balanços, não temos como saber exatamente o que causou o crescimento, mas deve ser fruto do acordo com a Kia, que tem um valor alto”, explica Amir Somoggi, da BDO, empresa de consultoria que fez o levantamento.
O espanto tem origem na evolução dos acordos palmeirenses. Em cinco anos, os contratos foram de R$ 9,5 milhões para o patamar atual, em uma evolução de 368%. Os números do segundo colocado, o Corinthians, não subiram tanto. Em 2007, o time do Parque São Jorge recebia R$ 19,1 milhões contra os R$ 44,4 milhões atuais.
O terceiro da lista é o Flamengo, com R$ 43,9 mi (R$ 16,7 mi em 2007), e o Santos, o quarto, com R$ 42 mi – aumento de 180% em relação aos R$ 11 milhões de 2007. Os quatro clubes são os únicos a superar os R$ 40 milhões. Depois deles, o melhor é o São Paulo, com R$ 30,6 mi.
Apesar dos números serem altos e mostrarem evolução, o mercado de patrocínio do Brasil está perto da estagnação nos moldes atuais. O crescimento de 2011 foi de 22%, menor do que os 30% de 2010, que, por sua vez, já foi menor do que os 38% de 2009. As maiores taxas de crescimento foram registradas em 2005, quando essa fonte apresentou evolução de 65%.
E o maior exemplo dessa fase são três dos maiores clubes do país. Corinthians, Flamengo e São Paulo, respectivamente números 2, 3 e 5 da lista, estão sem patrocinadores de camisa. “Os valores dos patrocínios cresceram muito e, nesse momento, os patrocinadores podem estar reavaliando se isso vale a pena. A pergunta é essa. Acho que R$ 20 mi ou R$ 25 mi são aceitáveis, mas Corinthians, Flamengo e São Paulo querem R$ 35 milhões ou mais. Nem todas as empresas tem verba para isso e o retorno que elas recebem pelo patrocínio é discutível”, analisa Somoggi.
Como comparação, o Real Madrid recebe R$ 140 milhões em acordos desse tipo, mas nem todos aparecem na camisa do clube. “Os valores no Brasil cresceram, mas a entrega ainda não. Na Europa, os valores são muito mais altos, e os números do Real mostram isso, mas o que os clubes entregam aos patrocinadores é muito maior do que só a exposição na TV”, continua.
Erly Souza
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