Ao final da segunda rodada da fase de grupos, a Eurocopa-2012 vê um equilíbrio jamais presenciado desde que a competição passou a ter 16 times. Nenhuma seleção se classificou nos quatro grupos. Além disso, apenas três seleções estão eliminadas - Irlanda e Suécia.
A primeira vez que o torneio continental passou a ter 16 seleções ocorreu na edição de 1996. Desde então, a Eurocopa sempre chegava à última rodada com uma ou mais seleções classificadas.
Desta vez, nem mesmo as forças da atual edição garantiram presença na próxima fase. Espanha, Alemanha, França e Inglaterra estão bem próximos, mas ainda não têm a vaga. Já a também favorita Holanda depende de quase um milagre para ir às quartas de final. Veja o que cada time precisa para seguir vivo no torneio continental:
DILÚVIO INTERROMPE PARTIDA ENTRE FRANÇA E UCRÃNIA
- O início da rodada do grupo D foi atrapalhado por um verdadeiro ‘dilúvio’ que castigou a cidade de Donetsk e interrompeu o jogo entre França e Ucrânia. Com apenas quatro minutos, o juiz holandês Björn Kuipers decidiu paralisar a partida por causa de uma forte tempestade que caiu na cidade ucraniana. O que se via na Donbass Arena eram fortes ventos e muitos raios. Depois de quase uma hora, a bola rolou. E os franceses venceram por 2 a 0 e ficaram bem próximos da vaga.
FEMEN DIZ QUE TRÊS ATIVISTAS FORAM SEQUESTRADAS
- A onda de violência não para na Euro. Depois de agressões a voluntários, muita confusão fora dos estádios e atos racistas, o torneio continental registra o primeiro caso de sequestro. De acordo com o grupo feminista Femen, conhecido por suas integrantes realizarem protestos seminuas, três de suas ativistas teriam sido raptadas em Donetsk por um grupo de 15 homens, quando chegaram à cidade para o jogo entre Ucrânia e França. A policia ucraniana negou qualquer relação com o desaparecimento. Em 2011, as mesmas três protestantes já haviam sido sequestradas em Minsk, na Bielorrússia.
COMEMORAÇÃO COM 'JABÁ' PODE CUSTAR CARO PARA DINAMARQUÊS
- A inusitada comemoração do atacante dinamarquês Nicklas Bendtner na derrota para Portugal por 3 a 2 pode custar caro. A Uefa anunciou que abriu um processo disciplinar contra o atleta, que abaixou seu calção e deixou a cueca à mostra após marcar seu segundo gol no jogo. O detalhe é que havia uma marca de uma casa de apostas irlandesa na cueca do jogador, e a entidade que comanda o futebol local proíbe qualquer tipo de propaganda nos uniformes das seleções.
TORCEDORES ATIRARAM BANANA PARA OFENDER BALOTELLI
- As demonstrações de racismo de parte do público croata no jogo de quinta-feira não se limitaram às vaias e aos sons de macaco toda vez que o atacante italiano Mario Balotelli era acionado, como assegurou o jornal inglês Daily Mail. O fotógrafo Gerry Penny, da agência EFE, flagrou o momento em que uma banana atirada em campo foi recolhida por um segurança durante a partida. A Uefa prometeu rigor aos casos de racismo registrados durante a competição continental.
TELEVISÃO SE DESCULPA POR EXIBIR BANDEIRA DA URSS
- O canal público polonês TVP1, desculpou-se por exibir a bandeira da antiga URSS no momento em que mostrava o resultados da Euro-2012, durante o programa de notícias Wiadomosci, ao invés da bandeira russa. O erro aconteceu na edição vespertina de quarta-feira. Piotr Krasko, principal apresentador do notíciario, disse que a imagem estava preparada para uma discussão anterior onde seriam apresentadas antigas partidas entre a Polônia e a URSS.
GOVERNO POLONÊS EXPULSA RUSSOS APÓS DESORDENS
- O governo polonês já deixou claro que não vai tolerar confusões. Nesta sexta-feira, determinou a expulsão imediata de dois cidadãos russos punidos por gerar desordem e invadir o gramado do estádio Nacional de Varsóvia durante a partida entre Polônia e Rússia. Os homens também foram proibidos de circular por cinco anos pela região de Schengen.
CROÁCIA É PUNIDA POR TORCEDOR QUE BEIJOU TÉCNICO
- Não foi só no empate contra Itália que a torcida da Croácia deu muito trabalho. Na estreia de sua seleção, na vitória por 3 a 1 sobre a Irlanda, um torcedor invadiu o gramado para dar um beijo no técnico Slaven Bilic, e os torcedores ainda usaram sinalizadores nas arquibancadas. Isso custou caro. A Comissão de Controle e Disciplina da Uefa multou em 25 mil euros (cerca de R$ 65 mil) a federação croata por esses incidentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário