Volte no tempo, mais precisamente ao Campeonato Brasileiro de 2009. Ao fim da 35ª rodada, o Palmeiras aparecia a três pontos do então líder São Paulo e sonhava com o título. Já o Fluminense, primeiro integrante do Z-4, seguia firme na arrancada para permanecer na elite, agarrando-se em remotas chances que chegaram a 1% de se salvar do rebaixamento. Agora, acelere o calendário e chegue a 2012: a matemática inverteu os papéis. Em três anos, o Tricolor não só ignorou os cálculos naquela edição, como foi campeão em 2010 e também neste domingo. E o Palmeiras? Está com ele a missão de desafiar os números. De acordo com o matemático Oswaldo de Souza, o Verdão tem 99% de risco de cair para a Série B após a derrota por 3 a 2 para o dono da taça.
Quem também pode servir de inspiração para o Palmeiras é o Flamengo. Há seis rodadas sem perder, o Rubro-Negro garantiu sua permanência na Série A neste domingo com a vitória por 1 a 0 sobre o Náutico. O mesmo aconteceu com o Cruzeiro, que venceu o Bahia, de virada, por 3 a 1, e a Ponte Preta, que bateu o Internacional por 1 a 0.Para permanecer na Série A, o clube paulista precisa vencer os três últimos jogos e ainda torcer contra Portuguesa, Bahia e Sport. Se os dois primeiros somarem mais uma vitória, o Palmeiras cai, independente de seus resultados contra Flamengo (fora), Atlético-GO (casa) e Santos (fora). O mesmo acontece se o Sport vencer duas.
O Figueirense fez o caminho contrário. O empate em 1 a 1 com o Sport rebaixou o Alvinegro, que se juntou ao Atlético-GO, confirmado na Série B de 2013. E o Leão também não ficou em boa situação. Com 75% de risco de queda, o Sport enfrentará adversários complicados nas últimas rodadas. Primeiro, jogará em casa contra o Botafogo, que ainda luta pela classificação para a Libertadores. Depois, pegará o Fluminense, e fechará a participação contra o rival Náutico, que também está na briga para fugir da degola.
Portuguesa e Bahia terminaram a 35ª rodada com o mesmo número de pontos, 40. A Lusa perdeu do Botafogo por 3 a 0, aumentou sua chance de cair para 14% e ainda vai enfrentar Grêmio, Internacional e Ponte Preta. Já o Bahia viu sua possibilidade de queda ir para 11,5% depois de perder para o Cruzeiro e se prepara para duelar com Ponte Preta, Náutico e Atlético-GO.
Com a derrota por 1 a 0 para o Flamengo, o Náutico ficou com 0,4% de risco de disputar a Série B em 2013. Já o Coritiba, goleado pelo Corinthians por 5 a 1, tem 0,1%.
Fonte:Globo Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário