segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Djokovic vira duas vezes e fecha 2012 com título sobre Federer em Londres


Com mais uma atuação brilhante, Novak Djokovic terminou a temporada 2012 da mesma maneira que a iniciou. Campeão do Australian Open em janeiro, o sérvio protagonizou duas viradas sobre Roger Federer nesta segunda-feira e conquistou o título do Torneio dos Campeões da ATP, último evento do calendário de 2012. Por 7/6(6) e 7/5, em 2h14m, Nole triunfou e encerrou com um troféu sua segunda temporada consecutiva como número 1 do ranking mundial.
Novak Djokovic tênis Londres ATP Finals troféu (Foto: Getty Images)
A campanha de 2012 marcou o bicampeonato de Djokovic no evento que reúne os oito melhores da temporada. Em 2008, ano em que também venceu o Australian Open, o sérvio conquistou o torneio, disputado em Xangai (China) na época. A vitória sobre Federer também é importante para sua liderança na lista da ATP. No próximo ranking mundial, Djokovic terá 12.920 pontos, 2.655 a mais que os 10.265 do suíço, o segundo colocado.
- Fico feliz por ter enfrentado Roger nesta final. É um cara que me puxa muito. Ele também teve uma semana incrível. Minha temporada foi fantástica e não posso agradecer o bastante ao meu time. Começamos e terminamos a temporada de maneira sensacional - disse o sérvio.
Federer retribuiu os elogios.
- Parabéns, Novak, por ano, torneio e jogo incríveis. Também tive uma grande temporada e estou orgulhoso do trabalho que fiz com meu time. Agradeço muito aos meus torcedores, que me apoiam onde quer que eu vá.
Djokovic sangra e vira o set inicial
Dois aces de Federer no primeiro game, três erros de Djokovic no segundo. Nole começou muito mal a partida e só venceu seu primeiro ponto no terceiro game. O suíço já liderava com uma quebra de vantagem e abriu 3/0 em apenas oito minutos. O sérvio precisou de uma paralela de direita para confirmar seu primeiro serviço e fazer 1/3. Vencer o saque deu confiança ao número 1, que passou a explorar seguidamente e esquerda de Federer. A tática deu resultado, e falhas do suíço deram a quebra de volta para Djokovic. Pouco depois, o placar mostrava 3/3.
No 11º game, atacado por Federer, o número 1 mergulhou atrás de uma bola. Na queda contra o piso duro, sofreu um corte no braço direito e teve de ser atendido no intervalo, enquanto sangrava. No retorno à quadra, Nole saiu de 0/30 para confirmar o saque e forçar o tie-break. O game de desempate foi parelho. Djokovic, agressivo e errando menos, fez 7/6 e chegou a um set point. Federer, então, foi espetacular. Fez um voleio dificílimo e se salvou no golpe seguinte, executando uma passada em cima do rival.Se foi o backhand (esquerda) de Federer que recolocou o número 1 na partida, foi o forehand (direita) que deixou o suíço na mão nos momentos decisivos do set inicial. Com o saque em 4/4, o número 2 do mundo cometeu seis erros não forçados com o fundamento. Federer ainda salvou dois break points com bons saques, mas uma direita na rede deu outra quebra ao oponente. Djokovic teve o saque para fechar o jogo, mas bobeou. Forçou demais, cometeu quatro erros não forçados e também perdeu o serviço.
A genialidade do suíço contudo, não esteve presente no ponto seguinte. Pouco depois do saque, errou uma esquerda boba e deu novo set point ao número 1. Djokovic sacou bem e não desperdiçou a chance. Com uma direita indefensável fechou o tie-break e o set: 7/6(6).
Federer reage rápido, mas bobeia no fim
A partida era disputada em alto nível, mas os dois tenistas se defendiam bem, e as estatísticas apontavam mais erros do que winners. No fim do primeiro set, Djokovic acumulava 11 bolas vencedoras e 14 falhas. Federer tinha 20 e 23, respectivamente. A derrota no tie-break não abalou o suíço, que começou o segundo set ameaçando o sérvio. Djokovic salvou três break points logo no primeiro game, mas cometeu dois erros seguidos e perdeu o saque.
Novak Djokovic tênis Londres ATP Finals (Foto: Getty Images)
Como na parcial anterior, o número 1 do mundo reagiu. Federer, no entanto, resistiu por mais tempo. No oitavo game, quando Djokovic teve uma chance de quebra, o suíço disparou um ace. No décimo, o número 2 abriu 40/15 e teve dois set points no saque. No primeiro, arriscou uma direita improvável e errou. Em seguida, falhou outras duas vezes com a direita, cedendo um break point. Nole converteu com uma direita indefensável e empatou em 5/5.
O momento mudou completamente, e Federer viu-se pressionado pouco depois, precisando confirmar o serviço em 5/6 para continuar na partida. Com o placar em 30/30, errou uma esquerda e cedeu um match point ao número 1 do mundo. Mais uma vez, Djokovic foi espetacular na hora de decidir. Com o rival à rede, o sérvio acertou uma paralela linda de esquerda e fechou o jogo.
Fonte:SporTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores