terça-feira, 15 de outubro de 2013

Alemanha vence Irlanda e confirma vaga e condição de cabeça de chave na Copa

Suécia e Alemanha voltaram a fazer um jogo memorável. Porém, se na primeira vez a reação sueca se sobressaiu, dessa vez, o avassalador ataque germânico falou mais alto. Nesta terça-feira, os tricampeões mundiais triunfaram por 5 a 3, fora de casa, na Friends Arena, em Solna, pela última rodada do grupo C das eliminatórias europeias.

Andres Schurrle foi o grande destaque da partida ao marcar três gols. Mario Gotze também brilhou ao sair do banco de reservas no intervalo e fazer um golaço e dar bela assistência. Ozil foi outro a fazer um gol e dar um passe. Hysen foi bem pelos visitantes ao deixar sua marca duas vezes.

Com o triunfo, os comandados de Joachim Low se vingam do último confronto entre ambos. Em 16 de outubro de 2012, a Alemanha tinha aberto 4 a 0 no placar, jogando diante de seus torcedores, e cedeu a igualdade por 4 a 4, que foi alcançada com um gol aos 48 minutos do segundo tempo.

Nesta terça, quem reagiu foi justamente a equipe germânica, que saiu perdendo por 2 a 0 até o intervalo, marcou quatro gols na etapa final e ainda levou mais um, o que pode causar um sentimento de déjà vu. No entanto, os visitantes fizeram mais um e definiram o triunfo.

Os cinco gols marcados faz o time de Low manter uma marca impressionante. Afinal, são nove jogos seguidos que os alemães balançam as redes dos adversários em ao menos três oportunidades. Foram 31 gols feitos em nove partidas.

Além disso, o resultado de hoje fez os germânicos, líderes da chave das eliminatórias, terminarem com 28 pontos, com a melhor campanha ao lado da Holanda. Porém, os atuais vice-campeões mundiais tiveram maior saldo de gols.

Por sua vez, a Suécia, que vinha de cinco vitórias seguidas em jogos oficiais, já tinha garantido a vaga na repescagem e encerrou a campanha estaciona nos 20 pontos. Porém, o revés complica os escandinavos, que perdeu para a Ucrânia o posto de cabeça de chave nos playoffs.

O duelo desta terça já indicava que seria cheio de gols logo aos quatro minutos de bola rolando, quando Hysen se aproveitou de falha de marcação de Boateng para abrir o placar. Aos 42, Kacaniklic se aproveitou de vacilo de Boateng e Hummels para ampliar o marcador.

Antes do intervalo, Ozil chutou rasteiro para diminuir. Na volta para a etapa final, os alemães viraram o placar. Gotze aproveitou bom passe de Ozil para chutar no ângulo e fazer belo gol, aos oito minutos. Quatro minutos depois, Schurrle aproveitou erro feio de Nilsson e marcou o terceiro dos visitantes.

Aos 21, Schurrle aproveitou passe preciso de Gotze para anotar mais um. Três minutos depois, Hysen fez uma pintura ao aproveitar lançamento na área, chutar de primeira e mandar no ângulo, sem chances para Neuer. Porém, a comemoração dos suecos demorou pouco tempo. Aos 31, Schurrle recebeu assistência de Kroos, completou o seu hat-trick e a vingança alemã.


Turquia perde para a Holanda e Romênia vai para a repescagem

A Romênia venceu a Estônia por 2 a 0, nesta terça-feira, em Bucareste e contou com uma derrota da Turquia por 2 a 0 para a Holanda, em Istambul, para se classificar à repescagem para a Copa do Mundo 2014.
O atacante do Getafe Marica, de pênalti, no primeiro tempo e com bola rolando, na etapa final, fez os gols dos romenos, fora da Copa desde 1998, na França, quando chegaram às oitavas de final. Já garantida no Mundial com a melhor campanha do grupo D e de toda a eliminatória, com 28 pontos, a Holanda venceu com gols de Robben e Sneijder e eliminou os turcos, que se classificariam com três pontos.
Romênia vai para a repescagem e segue na disputa por uma vaga
Foto: AFP
No fim, a Romênia ficou com 19 pontos, seguida pela Hungria, que nesta terça venceu Andorra por 2 a 0, com 17 e pela Turquia, com 16. Estônia, com sete pontos e Andorra, com nenhum, amargaram as últimas posições.


Islândia conquista vaga na repescagem

Além da Bósnia, que confirmou sua classificação para a Copa do Mundo de 2014 nesta terça, outra seleção pode ir para um Mundial pela primeira vez na história. Jogando fora de casa, a Islândia conquistou um empate por 1 a 1 com a Noruega e terminou na segunda colocação do grupo E das eliminatórias europeias, ganhando o direito de disputar a repescagem.

Os islandeses começaram a rodada no segundo lugar, com 16 pontos em nove jogos, e dependiam de uma vitória para ratificarem a vaga na repescagem. A missão começou bem, quando Sigthorsson abriu o placar logo aos 12 minutos do primeiro tempo, mas os donos da casa igualaram aos 30, com Braaten.

Na segunda etapa, porém, a Islândia, que é apenas 54ª no ranking da Fifa, montou uma retranca intransponível e segurou o 1 a 1 na base da raça, chegando aos 17 pontos e conquistando a chance de jogar a vaga na Copa do Mundo.

Os islandeses ainda foram favorecidos pela derrota por 1 a 0 da Eslovênia, que também pleiteava a repescagem, para a Suíça, também nesta terça.

Xhaka marcou o único gol da partida, fazendo os suíços terminarem as eliminatórias de maneira invicta: em 10 partidas, foram seis vitórias e quatro empates. Os eslovenos, por sua vez, acabaram com 15 pontos, na 3ª posição e fora do Mundial.


Dinamarca goleia Malta, mas deve ficar fora da repescagem

O Grupo B, que estava com a disputa mais feroz para a segunda colocação, determinou que a Dinamarca iria ficar na colocação. Porém, ela pode acabar ficando sem a vaga na repescagem. A própria vitória desta terça-feira por 6 a 0 sobre Malta vai ser desconsiderada depois, já que os jogos contra os lanternas são descartados. Ou seja, os 16 pontos vão se transformar em apenas 10.

De qualquer forma, a Dinamarca quis cumprir sua obrigação e garantir logo os seus três pontos. No primeiro tempo já vencia por 4 a 0, gols de Rasmussen, Agger (duas vezes de pênalti) e Bjelland. O jogador que abriu o placar e Nielsen marcarm no segundo tempo.

A tarefa para se garantir na segunda posição foi facilita pela vitória da República Tcheca em cima da Bulgária fora de casa. Dockal marcou no início do segundo tempo para os tchecos.

O jogo da classificada Itália, que ainda estava em andamento (1 a 1) contra a Armênia, servia apenas para cumprir tabela.


Itália empata com a Armênia e sofre ameaça de não ser cabeça de chave
Mesmo jogando em casa, já classificada e com todo o favoritismo, a Itália deu um susto em seus torcedores e ficou apenas no empate por 2 a 2 contra a Armênia nesta terça-feira, em duelo válido pela última rodada do grupo B das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014.
Itália ainda corre o risco de não ser cabeça de chave na Copa 2014
Foto: AFP
A Armênia entrou em campo já eliminada no estádio San Paolo e com a motivação apenas de "estragar" o destino da Itália, que corria o risco de não se garantir como cabeça de chave da Copa de 2014. E os visitantes abriram o placar com Movsisyan aos 5 minutos de jogo. Florenzi empatou aos 24.

Na segunda etapa, Mkhitaryan colocou os armênios novamente à frente do placar aos 25 minutos e deixou a Azzurra em situação delicada. Dois minutos depois, Balotelli salvou a Itália do vexame da primeira derrota em casa nas eliminatórias.

Com este resultado, a Itália se classifica na liderança com 22 pontos, enquanto a Armênia assistirá a Copa do Mundo de 2014 de casa com 13 pontos ganhos.

O empate deixará a Itália com 1136 pontos no ranking da Fifa após essa semana, o que fará com que o time de Cesare Prandelli caia da 4ª posição na lista. Para ficar entre os oito primeiros e ser cabeça de chave na Copa do ano que vem, a Azzurra precisa torcer para que a Colômbia e o Uruguai não vençam nas eliminatórias sul-americanas.

Caso os dois países sul-americanos triunfem, a Itália não será cabeça de chave e poderá cair no grupo de um gigante na Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores