Atual vice-campeão da Liga dos Campeões, o Bayern de Munique deu um passo importante para conseguir a classificação para as quartas de final. No Emirates Stadium, em Londres, os alemães conseguiram uma importante vitória por 3 a 1 contra o Arsenal, no jogo de ida das oitavas de final da competição.
O gol sofrido nesta terça-feira foi o primeiro da equipe alemã em 2013. O triunfo, aliás, aumentou a invencibilidade do Bayern para 19 partidas consecutivas - a última derrota foi no dia 28 de outubro, quando perdeu para o Bayer Leverkusen por 2 a 1, pela Bundesliga.
Com o resultado positivo fora de casa, a equipe que será comandada por Pep Guardiola a partir do meio do ano poderá até mesmo ser derrotada por 2 a 0 no jogo de volta, no dia 13 de março, que mesmo assim garantirá a vaga na próxima fase.
Já os Gunners veem a crise instalada aumentar ainda mais após a derrota, e o trabalho do técnico Arsene Wenger ser colocado em xeque. Eliminado da Copa da Liga Inglesa, o Arsenal caiu também no último sábado da Copa da Inglaterra, ao ser eliminado nas oitavas para o Blackburn, da segunda divisão.
As duas equipes começaram a partida com bastante correria e levaram perigo aos gols adversários. Primeiro, os ingleses chegaram com Wilshere. Ele abriu o lance na direita para Cazorla, o meia espanhol tentou o cruzamento rasteiro e a zaga fez o corte, deixando a bola tranquila para Neuer.
Depois foi a vez do Bayern chegar perigosamente, em lance de Schweinsteiger aos quatro minutos, mas sem assustar muito. Mortal, porém, o time alemão não desperdiçou a segunda chance - primeira clara - que teve. Toni Kroos recebeu cruzamento rasteiro de Muller e disparou um chutaço de primeira, de fora da área. A bola entrou no canto esquerdo do goleiro Szczesny, que pouco pode fazer. Foi o terceiro gol de Kroos na Liga dos Campeões.
Em vantagem, o Bayern começou a ter o controle da partida especialmente porque dominava o meio de campo, com toques rápidos e curtos. Schweinsteiger e Kroos, autor do gol, comandavam as principais jogadas ofensivas e levavam perigo ao Arsenal.
O segundo gol alemão era questão de tempo. E não demorou muito para sair. Com 20 minutos de partida, Kroos cobrou escanteio na primeira trave e Van Buyten cabeceou. O goleiro Szczesny, no susto, espalmou para a frente, e Thomas Müller teve apenas o trabalho de completar para o gol no rebote e anotar seu quarto gol na competição europeia.
Depois do segundo gol bávaro, os jogadores do Arsenal pareciam nervosos em campo e discutiam em alguns momentos. Mas aos poucos a equipe conseguiu acalmar e, assim, melhorar na partida. Se até os 25 minutos os Gunners não haviam chutado ao gol sequer uma vez, ao menos o controle da bola e do meio-campo retornaram aos pés dos donos da casa, com participações melhores de Podolski e Walcott.
No finalzinho da etapa inicial, quase o Bayern conseguiu ampliar ainda mais a vantagem. Lahm cruzou da direita na cabeça de Mand?uki?, que apareceu livre na área e cabeceou bem perto da trave de Szczsny.
No segundo tempo, o Arsenal partiu desesperadamente para o ataque tentando diminuir rapidamente a desvantagem. Enquanto isso, os alemães voltavam a dominar o meio de campo. Mas de um escanteio inexistente, surgiu o primeiro gol levado pelo Bayern neste ano, aos 9 minutos. Wilshere cobrou escanteio da direita, a zaga bateu cabeça, o goleiro Neuer falhou feio, e a bola sobrou para Podolski, livre, empurrar para o gol de cabeça.
Empurrados pelos torcedores, que se empolgaram no Emirates Stadium, os ingleses cresceram no duelo e passaram a pressionar os atuais vice-campeões da Liga durante alguns minutos. O Bayern, enquanto isso, defendia-se como podia e arriscava contra-ataques para tentar ampliar o marcador.
Sem conseguir empatar o duelo, o ímpeto dos donos da casa diminuiu e, com a bola no chão, os visitantes voltaram a ter o domínio do confronto. Aos 17 minutos, Kroos soltou a bomba da meia esquerda, próximo ao bico da área, e o goleiro Szczesny espalmou pela linha de fundo, evitando o terceiro gol.
A rede balançou, no entanto, aos 31. Robben, que entrara no lugar de Ribéry, abriu a jogada para Lahm, que cruzou na área e encontrou Mandzukic em uma dividida com Sagna, para ampliar o marcador e garantir a vitória - a primeira em Londres.
Ficha técnica:.
Arsenal: Szczesny; Sagna, Koscielny, Mertesacker e Vermaelen; Wilshere, Arteta, Ramsey (Rosicky), Cazorla e Podolski (Giroud); Walcott. Técnico: Arsène Wenger.
Bayern de Munique: Neuer; Lahm, Van Buyten, Dante e Alaba; Javi Martínez, Schweinsteiger, Müller, Kroos (Luiz Gustavo) e Ribery (Robben); Mandzukic (Gómez). Técnico: Jupp Heynckes.
Árbitro: Svein Oddvar Moen (Noruega), auxiliado pelos compatriotas Kim Thomas Haglund e Frank Andas.
Gols: Podolski (Arsenal); Kroos, Müller e Mandzukic (Bayern de Munique).
Cartões amarelos: Vermaelen, Sagna, Arteta, Podolski e Ramsey (Arsenal); Schweinsteiger, Müller e Lahm (Bayern de Munique).
Estádio: Emirates Stadium, em Londres (Inglaterra).
Nenhum comentário:
Postar um comentário