terça-feira, 19 de junho de 2012

Incrível! Na Argentina, Tigre luta pelo título, mas pode cair


Mariano Echeverria (Foto: Marcos Brindicci/Reuters)A história do Tigre no Campeonato Argentino 2012 poderia inspirar o roteiro de um filme de superação. Afinal, a equipe começou o ano com a certeza de que precisaria de um milagre para não ser rebaixada. Mas quis o destino que o clube fosse “presenteado” com algo mais. Assim, o modesto time da zona Centro-Oeste de Buenos Aires faz campanha histórica e entra na última rodada numa situação inusitada: pode ser campeão nacional pela primeira vez, mas acabar rebaixado.
Isso só acontece por causa do sistema de rebaixamento do campeonato, baseado na média das últimas três temporadas. Em 2009/2010, o Tigre foi muito mal. Na seguinte, fez só uma campanha razoável. Dessa forma, precisou de um desempenho de campeão em 2011/2012. E conseguiu.
O último jogo da equipe será contra o Independiente, em casa. O rival não briga por mais nada na competição. O Tigre está na segunda posição, mas com a mesma pontuação (35) do Arsenal de Sarandí, que também joga em casa, contra o Belgrano. Caso as duas equipes continuem empatadas, haverá um jogo extra para definir o campeão do Clausura 2012. Também na disputa, o Boca Juniors corre por fora.
- Em todos os 110 anos de história, estes serão os 90 minutos mais importantes. Não há nada que se compare a esse momento - disse ao LANCENET! o torcedor Andrés Perolini.
Apesar de todo esse momento de êxtase, há ainda a luta para não cair. Na Argentina, dois times são rebaixados de forma direta e dois vão para a repescagem. O Tigre não tem chance de cair direto, mas pode ir para a ‘Promoción’. Uma derrota confirmaria esta situação. Ao mesmo tempo em que o time poderá festejar o título.
Vá entender!
MANUAL DO TIGRE PARA A ÚLTIMA RODADA
Diante de uma situação inusitada do sistema de rebaixamento, o Tigre pode se sagrar campeão argentino e, ao mesmo tempo, jogar a repescagem para não ser rebaixado. Saiba como essa história curiosa pode acontecer:
Tigre campeão
A matemática para sair campeão é mais simples que a para brigar contra o rebaixamento. Hoje ele tem 35 pontos. Caso vença, terá que torcer por um tropeço do Arsenal de Sarandí (35), que recebe o Belgrano. Se os dois terminarem com o mesmo número de pontos, farão um jogo extra em campo neutro. Isso também pode acontecer com um empate de ambos. Em caso de derrota, terá de torcer para que aconteça o mesmo com o Arsenal e que o Boca Juniors (33) tropece diante do All Boys, fora de casa. Há a possibilidade de os três terminarem empatados. Assim, jogariam um triangular pelo título do Clausura 2012.
Luta contra a queda

Para se livrar da ‘Promoción’ - a repescagem do futebol argentino - o Tigre (média 1.274) – mesmo que vença o seu jogo – terá de torcer por um tropeço do Atlético Rafaela (média 1,270) diante do Godoy Cruz. Caso empate e o Rafaela tropece, terá que secar o Banfied (média 1,256), que se vencer o Colón (em casa) vai jogar uma partida de desempate com o Tigre para ver quem vai à Promoción. Por fim, se perder terá que torcer por tropeços de Banfield e Atlético Rafaela em seus respectivos jogos.
COM A PALAVRA

Andrés Perolini - Torcedor do Tigre

"Serão os 90 minutos da história do Tigre"
A emoção é imensa e incomparável. Eu sinto que este campeonato pode ser como uma festa aniversário, que teve mágicos, palhaços, músicas, bolo... E quando você vai pegar o saquinho de lembranças tem uma mensagem que diz: ‘É campeão’. Depois do meu filho, o Tigre é o que tem de mais importante na minha vida.
Em 110 anos de história, estes serão os 90 minutos mais importantes. Não há nada que se compare a este momento. Confio muito nestes jogadores, que são como irmãos em campo. Nosso estádio vai estar lotado e vamos mostrar que podemos ser campeões e nos livrar da queda.
AFA FARÁ REUNIÃO POR REGULAMENTO
O comitê executivo da AFA (Associação do Futebol Argentino) vai fazer uma reunião nesta terça para definir pendências sobre o regulamento, que não diz nada sobre a anulação do título em caso de rebaixamento. O comentarista da TV Esporte Interativo, Rafael Oliveira, lembrou que a campanha pode fazer com que haja modificações nos próximos anos:
- O regulamento não prevê nada de anulação de título se o time for rebaixado. Mesmo se não for campeão, vai obrigar a AFA a repensar o regulamento.
Rafael Oliveira disse que nunca imaginou essa situação e ainda fez uma revelação:
- Se for campeão e rebaixado, entra para a história do futebol. Nunca imaginei que uma situação como essa pudesse acontecer.
BATE-BOLA
Agustin Iuele

Setorista do Tigre no Jornal OLÉ
Se o Tigre for campeão e se livrar da queda. Entra para a história?
Se conseguir se salvar e ser campeão, entra para a história do futebol argentino. Primeiro, por ser o único time a conseguir este feito. Segundo, por ter começado tão atrás (17 pontos do San Lorenzo e 38 do Banfield) e terceiro pela forma como está jogando: bem e sempre superior aos rivais.
Não seria injustiça esse time do Tigre terminar rebaixado?
A realidade é que o nível do Tigre, com Diego Morales e Roman Martinez na criação e Carlos Luna no ataque, é para ser campeão. Não é um time para ser rebaixado. Hoje é muito melhor do que os outros que brigam para não cair.
Pode haver confusão de datas caso jogue vários desempates?
Tigre pode jogar um desempate pelo título e outro desempate pela ‘Promoción’. Também pode ser campeão e jogar a ‘Promoción’. Todavia, não estão definidas essas datas. Isso não estava previsto.
Como é o sistema dos jogos extras e dos desempates?
Em desempate pelo título será uma partida com campo neutro. Na ‘Promoción’, são dois jogos.
Por que motivo foi criado o sistema das médias dos últimos anos?
Existe desde 1983, quando alguns times grandes da Argentina corriam riscos de serem rebaixados.
Fonte-Lancenet
Juliano.Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Notícias anteriores