Blog Esporte mundo Afora - informações notícias do futebol mundial
Em busca de seu quarto título continental (foi campeã em 1972, 1980 e 1996), a Alemanha, atual campeã da Copa do Mundo, iniciou sua caminhada na Eurocopa 2016 com uma vitória por 2 a 0 sobre a Ucrânia, neste domingo, no estádio Pierre-Mauroy, em Lille.
Mas não foi uma vitória tranquila. Pelo contrário!
Jogando com Gotze de "falso 9" e sem um centroavante de ofício, a seleção comandada por Joachim Low fez seu gol logo no início com o zagueiro Mustafi, que substituiu o lesionado Hummels - e, no final do jogo, quase fez um gol contra.
No entanto, os teutônicos sofreram bastante com a pressão da Ucrânia durante boa parte do primeiro tempo. Não foram poucos os momentos em que o goleiro Neuer precisou fazer defesas milagrosas para salvar o país.
No segundo tempo, porém, a atual campeã mundial restabeleceu o controle da partida e assegurou a sua primeira vitória na competição com um gol de Schweinsteiger (que igualou Lahm como alemão com mais jogos em Euros, 14), seguindo também sem nunca ter perdido dos ucranianos em jogos oficiais: agora, são três vitórias e dois empates.
Na próxima rodada do grupo C, a Alemanha faz clássico cheio de rivalidade contra a Polônia, quinta-feira, no Stade de France, em Saint-Denis, às 16h (horário de Brasília). No mesmo dia, mas às 13h, a Ucrânia duela com a Irlanda do Norte, em Lyon.
COMEÇO ELETRIZANTE!
A partida começou com tudo em Lille. Logo aos 3 minutos, Gotze, jogando de "falso 9", entrou driblando na área e foi desarmado, mas a bola sobrou para Draxler, que chutou à direita e quase marcou, animando a já festeira torcida alemã.
A resposta ucraniana veio no lance seguinte, com Konoplyanka batendo de fora da área e Neuer voando para espalmar bonito.
GETTY
Neuer que, aliás, passou boa parte do primeiro tempo jogando muito adiantado. Em lances de escanteio alemães, por exemplo, ele chegou a fircar no círculo do meio-campo.
Após um pouco de estudo, e de um lance que Jonas Hector tinha tudo para marcar, mas errou ao escorregar no gramado molhado do estádio Pierre-Mauroy, os alemães acharam seu gol.
Aos 18, em falta cobrada da direita por Kroos, o zagueiro Mustafi, que substituiu o lesionado Hummels, se desvencilhou dos marcadores e testou bonito, no ângulo, para abrir o placar, mesmo com seu "apenas" 1,84m de altura.
Primeiro gol do defensor do Valencia em seu 11º jogo pela seleção.
E SÓ MELHORA!
Quem esperava uma Ucrânia abalada após sofrer o gol, errou feio. Empurrada por sua barulhenta torcida, a equipe partiu para cima e por muito pouco não empatou aos 26. Em cobrança de escanteio, Stepanenko cabeceou forte, mas Neuer fez um milagre.
Pouco depois, Khedira quase matou o jogo ao receber ótimo lançamento por cima e sair na cara do goleiro. O volante tinha tudo para marcar, mas seu chute forte saiu ruim, e o goleiro Pyatov agarrou sem dar rebote, em ótima intervenção.
Na sequência até o apito final, só deu Ucrânia. E que pressão!
A melhor chance veio aos 36, quando, depois de excelente troca de passes, Konoplyanka ia fazendo o gol, mas Boateng salvou em cima da linha. Em cima, mesmo! A Uefa até mostrou o replay do lance no telão para provar, através da tecnologia, que a bola não entrou totalmente.
Aos 38, a tecnologia entrou em ação novamente depois que Yarmolenko anotou o tento de empate. Porém, o árbitro Martin Atikson acertou ao marcar impedimento e anular, como provou o tira-teima.
EMOÇÃO DE SCHWEINSTEIGER
GETTY
Na volta do intervalo, quem deu o primeiro susto foi Toni Kroos, chutando de fora da área e tirando tinta da trave de Pyatov. Querendo o gol, o volante do Real Madrid seguiu arriscando, e quase fez pouco depois, mas o arqueiro ucraniano defendeu.
A resposta do time amarelo veio com o zagueiro Rakitskiy batendo falta forte, no canto de Neuer, que caiu para fazer excelente defesa. No escanteio seguinte, Boateng quase se enrolou todo e deu de presente para o adversário marcar, mas conseguiu afastar.
Só que a Alemanha era melhor, e Pyatov teve que aparecer novamente para espalmar chute de fora da área de Khedira. Tocando melhor a bola, os teutônicos aliviaram a pressão sofrida no primeiro tempo, e controlaram bem os adversários.
Com dificuldades nas infiltrações, e com Mario Gotze levando a pior contra os fortes zagueiros em todos os lances, os comandados de Joachim Low arriscaram várias de fora da área, mas Pyatov seguiu em jornada inspirada e não deixou nada passar.
EFE/EPA/LAURENT DUBRULE
Ozil teve grande chance quando saiu cara a cara com Pyatov, mas chutou nos braços do arqueiro. Na sequência, Mustafi se atrapalhou em recuo e quase marcou contra, mas a bola saiu pela linha de fundo. Quase uma bobeada fatal.
O técnico Joachim Low resolveu colocar então o veterano Schweinsteiger, que pouco jogou pelo Manchester United na temporada, devido a lesões, para ganhar ritmo. Não poderia ter dado mais certo! No último lance da partida, ele recebeu cruzamento da esquerda e, com um bonito chute de chapa, mandou na gaveta.
Mais emoção para os torcedores germânicos, que cantaram seu nome em uníssono e deixaram o estádio felizes da vida com a vitória e o gol do ídolo.
CLASSIFICAÇÃO
Com o resultado, os alemães somam três pontos e assumem a ponta do grupo C, ao lado da Polônia, que, também neste domingo, venceu a Irlanda do Norte por 1 a 0. Os teutônicos, no entanto, têm a vantagem no saldo de gols, e, por isso, ocupam a ponta.
Ucranianos, por sua vez, são lanternas, enquanto norte-irlandeses são os terceiros.
FICHA TÉCNICA
ALEMANHA 2 x 0 UCRÂNIA
ALEMANHA 2 x 0 UCRÂNIA
Local: Stade Pierre-Mauroy, em Lille (França)
Data: 12 de junho de 2016 (domingo)
Horário: 16h (horário de Brasília)
Público: 43.035 pessoas
Árbitro: Martin Atinkson (ING)
Assistentes: Michael Mullarkey e Stephen Child (ambos ING)
Cartões amarelos: Konoplyanka (UCR)
Data: 12 de junho de 2016 (domingo)
Horário: 16h (horário de Brasília)
Público: 43.035 pessoas
Árbitro: Martin Atinkson (ING)
Assistentes: Michael Mullarkey e Stephen Child (ambos ING)
Cartões amarelos: Konoplyanka (UCR)
GOLS
ALEMANHA: Mustafi, aos 18 minutos do primeiro tempo; Schweinsteiger, aos 47 minutos do segundo tempo
ALEMANHA: Mustafi, aos 18 minutos do primeiro tempo; Schweinsteiger, aos 47 minutos do segundo tempo
ALEMANHA: Neuer; Howedes, Boateng, Mustafi e Hector; Khedira, Kroos, Ozil, Thomas Muller e Draxler (Schurrle); Gotze (Schweinsteiger) Técnico: Joachim Low
UCRÂNIA: Pyatov; Fedetsky, Kacheridi, Raktiskyi e Shevchuk; Sydorchuk, Stepanenko, Kovalenko (Zinchenko), Konoplyanka e Yarmolenko; Zozulya (Seleznyov) Técnico: Mykhaylo Fomenko
Nenhum comentário:
Postar um comentário