Com o fim dos campeonatos nacionais na Europa no domingo, a Liga dos Campeões já tem definida boa parte dos times que vão disputá-la na próxima temporada. A maior novidade é o retorno do
Liverpool, pentacampeão da competição, que está de volta após quatro anos afastado. Por outro lado, duas equipes tradicionais estão fora:
Manchester United e
Milan, que, somados, têm 10 títulos do torneio.
Os Reds foram vice-campeões na Premier League, após liderarem boa parte da reta final, mas sucumbirem nas últimas rodadas para o Manchester City. Ainda assim, a campanha do time de Luis Suárez, Philippe Coutinho e Gerrard foi boa o suficiente para devolver a equipe à elite europeia. Além do Liverpool, outros times conhecidos que estão de volta à Champions são o Roma, da Itália, e o Sporting Lisboa, de Portugal.
Quem também retorna à competição é o Monaco. Agora financiado pelo bilionário russo Dmitry Rybolovlev, o time monegasco não conseguiu bater o Paris Saint-Germain no Campeonato Francês, mas foi vice-campeão e deve ser mais um time repleto de astros na Liga dos Campeões, capitaneados pelo atacante colombiano Falcao García. A expectativa é de mais reforços de peso para a equipe, segunda colocada na Champions em 2004.
UNITED E MILAN DESFALCAM CHAMPIONS
Mesmo com o retorno do Liverpool, a Liga dos Campeões não será a mesma com as ausências de Manchester United e Milan. A dupla, aliás, viveu um roteiro parecido durante a temporada: com resultados ruins desde o início dos campeonatos nacionais, as duas equipes se afastaram do pelotão da cima e fecharam suas campanhas sem conseguirem se classificar sequer para a Liga Europa.
De resto, a Champions será disputada pelo mesmo grupo que se habituou a jogá-la nos últimos anos. Finalistas da atual edição, Atlético de Madrid e Real Madrid estão confirmados na fase de grupos, bem como Barcelona, Bayern de Munique, Chelsea, Juventus, Borussia Dortmund, Manchester City e Paris Saint-Germain.O United não foi capaz de se remontar após a saída de Alex Ferguson. David Moyes pouco conseguiu fazer e acabou demitido em abril. No Milan, o cenário foi parecido: sem o apoio do presidente Silvio Berlusconi, Massimiliano Allegri deixou o cargo em janeiro, dando lugar a Seedorf, que não conseguiu melhorar substancialmente os resultados rossoneri.
Esse grupo pode ser reforçado por outras equipes que são frequentadoras assíduas da Liga dos Campeões. Arsenal, Celtic, Bayer Leverkusen, Napoli e Zenit vão disputar os playoffs classificatórios e também podem se garantir na fase de grupos. Entre eles, as novidades são o Athletic Bilbao, da Espanha, de volta após 16 anos, e o Lille, da França.
Na outra chave dos playoffs, composta por campeões nacionais, times tradicionais vão brigar por uma vaga na fase de grupos: Steaua Bucarest (Romênia), Dínamo Zagreb (Croácia), Basel (Suíça) e Salzburg (Áustria) estão entre eles.
CLÁSSICO FRANCÊS NA LIGA EUROPA
Os times dos playoffs finais que não conseguirem ir à fase de grupos da Champions terão um prêmio de consolação: uma vaga na Liga Europa. A segunda competição mais importante do Velho Continente já tem confirmadas equipes como Inter de Milão, Everton, Tottenham e Villarreal. O atual campeão Sevilla também está garantido no torneio.
Uma das atrações será a presença de dois rivais franceses na competição. Saint-Étienne e Lyon terminaram, respectivamente no quarto e no quinto lugar na Ligue 1 e se classificaram para a Liga Europa. Os Verts disputarão o torneio pelo segundo ano seguido, tendo sido eliminados nos playoffs da última temporada.
Fonte: Globoesporte